artigos
Convibra Conference - COMÉRCIO DE RUA OU SHOPPING CENTER: QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA SUA LOJA FÍSICA?
COMÉRCIO DE RUA OU SHOPPING CENTER: QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA SUA LOJA FÍSICA?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Empreendedorismo;

Acessos neste artigo: 138


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Moysés , Gustavo Barbieri Lima

ABSTRACT
O objetivo central da presente pesquisa é apresentar uma análise comparativa entre as vantagens (fatores positivos) e desvantagens (fatores negativos) do comércio de rua e shopping center, visando auxiliar o empreendedor a tomar a melhor decisão quando for optar pelo estabelecimento de loja(s) física(s).Para tal, realizou-se uma pesquisa quantitativa, na qual utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados que foi submetido à lojistas do Shopping Alpha, assim como do comércio de rua no seu entorno, sendo o período de coleta entre 24 e27 de fevereiro de 2021.Obteve-se140 questionários válidos para tabulação e análise. Os principais resultados apontam que:antes de decidir sobre a localização da loja é importante que o empresário entenda questões como entrada e saída reais, tráfego de pedestres, número de concorrentes próximos e condições de estacionamento. As lojas de rua e os shoppings têm características próprias: nas lojas, ações promocionais, segurança, vagas adequadas, conforto e praticidade são algumas das vantagens. As desvantagens são o alto investimento nas compras, os altos custos dos apartamentos, a coleta de fundos promocionais, as regras operacionais e as taxas de estacionamento. Para o comércio de rua, além do estacionamento gratuito, o custo é menor e tem maior liberdade de gestão. Por outro lado, a dificuldade de estacionamento, a falta de segurança e as ações promocionais são as desvantagens deste tipo de problema. Conclui-se que o Shopping Center é ainda a melhor opção para o investimento devido a segurança, horários diferenciados, melhor fluxo e melhores opções de consumo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Wilson Chagas Gouveia 19-10-2021 17:14:48

A leitura do artigo de vocês provocou como: Questão - Podemos inferir que embora os custos operacionais da loja do shopping center sejam superiores àqueles da loja de rua, o maior volume de vendas da primeira acaba lhe proporcionando maior lucratividade? Sugestão - Analisar quais os segmentos de mercado que apresentam maior rentabilidade quando instaladas no shopping ou na rua.

Foto do Usuário Jorge Túlio Barroso Morais 01-11-2021 18:44:34

Parabéns pelo excelente trabalho, muito bom!!! Gostei muito das análises feitas no trabalho, saber sobre seus correntes, sobre o tráfego de pessoas, a condição do estacionamento, problemas reais de entrada e saída são realmente essenciais para o empresário que queira decidir abrir sua loja. Há vantagens e desvantagens de ambos os lados, por isso o empresário em questão deverá analisar cuidadosamente qual local o atenderá melhor e qual será o seu público alvo definido.

Foto do Usuário Morgany Leite Dos Santos 05-11-2021 23:28:03

Achei o artigo bem interessante, porém me surgiu uma dúvida, os respondentes do questionário não são acadêmicos, portanto parte das respostas dadas foram baseadas no achismo, principalmente a primeira. Como um comerciante de rua vai saber qual empreendimento traz mais lucros, se ele apenas tem um comércio de rua e não de shopping? Quer dizer, acredito que a validade desse questionário tenha que ser testada e no caso como foi apresentado, o questionário apresenta a percepção do lojista e não uma verdade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.