artigos
Convibra Conference - O uso do WhatsApp na Educação em Saúde: uma revisão da literatura
O uso do WhatsApp na Educação em Saúde: uma revisão da literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 155


Certificado de publicação:
Certificado de Jhainieiry Cordeiro Famelli Ferret
Certificado de Jhainieiry Cordeiro Famelli Ferret

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jhainieiry Cordeiro Famelli Ferret

ABSTRACT
O reconhecimento das mídias sociais como estratégias para educação em saúde é essencial, com benefícios em promoção da saúde, prevenção e tratamento de comorbidades.  O presente estudo avaliou as contribuições do uso do WhatsApp no prognóstico de enfermidades e melhora da qualidade de vida. O protocolo de revisão seguiu como base de dados PUBMED e Web of Sciense, cumpriu as diretrizes do PRISMA-E 2012, com registro no PROSPERO (Nº CRD2021233688), sendo o risco de viés analisado pelo Cochrane Collaboration’s tool for assessing risk of bias. Foram eleitos 13 estudos (1653 participantes) de impacto, que forneceram evidências em parâmetros metabólicos, como diminuição na pressão arterial (7,6%); índice de massa corporal (7,6%); hemoglobina glicada (15,4%); frequência cardíaca (7,6%); melhora no equilíbrio (7,6%) e peso corporal (7,6%).   Ademais, achados específicos de cada intervenção foram demonstrados, como diminuição nas recaídas em usuários de drogas (7,6%); incremento no conhecimento populacional de doenças crônicas (23%), com redução no potencial de complicações relacionadas a elas (7,6%) e aumento da adesão tratamento (7,6%); impacto no acompanhamento de gestantes (7,6%) e avanços na higiene bucal (15,4%). Concluímos que essa estratégia de intervenção apontou magnitude significativa na minimização da progressão e agravamento das patologias avaliadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Claudia Valéria Cardim Da Silva 19-10-2021 15:53:38

O trabalho traz um debate oportuno na perspectiva da cibercultura e das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e seus usos no campo da assistência à saúde. Nos últimos anos, a adoção de plataformas de rede, tem se tornado frequente na dinâmica dos serviços de saúde na sua relação com os usuários. A pandemia da COVID-19 amplificou a interatividade via whatsapp das diferentes ações dos serviços, dinamizando o trabalho de educação e promoção da saúde. Nesse sentido, seria interessante os autores responderem que ações/produtos/resultados na perspectiva da valorização e aperfeiçoamento de aptidões que promovam autonomia, ganhos na qualidade de vida dos usuários para além dos indicadores de saúde citados foram verificados na referida revisão?

Foto do Usuário Paola Karolyne Jandrey 22-10-2021 08:41:32

Achei um trabalho de altíssima relevância, muito interessante para visualizar como a pandemia fez com que as ações de educação em saúde fossem adaptadas para um novo mundo digital, conseguindo inclusive bons resultados e uma grande adesão. A pandemia, apesar de toda tragédia e retrocesso (muitas vezes de direitos básicos) que representou, nos permitiu evoluir em alguns aspectos como a utilização de mídias digitais para potencializar o acesso a população.

Foto do Usuário Gleiciane Nascimento Santos 22-10-2021 15:35:11

As mídias sociais têm se tornado uma grande aliada para trabalhar questões de saúde, considerando o contexto pandêmico que o mundo está vivendo. Neste sentido, é muito necessário discutir sobre o papel positivo dessas plataformas na sociedade, embora ainda haja muitos desafios relacionados a elas. Excelente trabalho, parabéns!

El trabajo que realizaron se observó que en distintas áreas se pueden utilizar los medios tecnológicos como medidas de acercamiento y educación para tener un contacto más estrecho con los pacientes, la cual genero un aumento positivo en los índices de calidad de vida, ¿cuáles fueron las intervenciones que encontraron para mejorar la salud en los pacientes con hipertensión arterial?, buen trabajo.

Foto do Usuário Arthur Victor Campos Silva 25-10-2021 21:35:15

Acho interessante essa temática pelo whatsapp ser a ferramenta virtual que a população tem grande compreensão. Com a praticidade e os problemas da pandemia e os resultados alcançados, vejo que foi algo muito bom e espero mais estudos com essa temática.

Foto do Usuário Ana Paula De Lima Bezerra 26-10-2021 14:04:54

Trabalho interessante reflete sobre a importância da Educação em saúde e a utilização de ferramentas como meio de promover a educação em saúde

Foto do Usuário Ana Kaiane Almeida De Souza 27-10-2021 17:21:17

Adorei a temática e o trabalho, parabéns. Podemos ver como as redes sociais pode nos ajudar em um momento tão caótico.

Foto do Usuário Maria Clara Biccas Braga 30-10-2021 19:36:19

Ótimo trabalho sobre o uso do WhatsApp na educação em saúde, de conteúdo extremamente relevante principalmente no contexto atual de pandemia! Parabéns!

Foto do Usuário Giovanna Caroline Barbosa Farias 01-11-2021 13:29:43

Parabéns pelo trabalho! Muitos estudos mostram que o aplicativo Whatsapp é uma ferramenta benéfica para a promoção da saúde, mas também para as relações entre profissionais da saúde, acho que este tópico complementaria bem o trabalho de vocês, ou seja, trazer também como o whatsapp auxilia a troca de informações entre a própria equipe de determinado setor de saúde.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.