Violência Obstétrica Como Reflexo da Violência Contra Mulher no Brasil no Século Xxi

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Saúde da Mulher;

Acessos neste artigo: 272


Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda Guimarães Lopes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Guimarães Lopes , Isabela De Almeida Menezes

ABSTRACT
RESUMO
Violência Obstetrícia é a recusa de atendimento, intervenções e procedimentos não necessários, agressões verbais, físicas e psicológicas. Essa é a realidade de 1 a cada 4 mulheres no Brasil, pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo. A lei 23.175/18 garante atendimento humanizado à gestante e nos casos de abortamento. Prevê também explicar sobre os riscos, direito das mulheres que cumprem pena privativa ter o trabalho de parto sem algema, exceto em casos de resistência. Considerando as Resoluções do COFEN, como a nº 524 na qual, leva em consideração as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, publicada pelo Ministério de Saúde em 2017. O objetivo deste artigo foi identificar na literatura temáticas sobre a violência obstétrica relacionada a violência de gênero. Estudo bibliográfico, descritivo do tipo de revisão integrativa  e abordagem qualitativa. Realizou-se uma busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas: MEDLINE, (Scielo), (BDENF) nos meses de março a abril de 2021. Resultados: Foram encontradas 130 referências, sendo 45  artigos LILACS,  na 50 SCIELO e 35 BDENF. Por conseguinte, este  trabalho foi desenvolvido através da problemática da violência contra mulher e seus impactos causados na violência obstétrica, como também seus direitos fundamentais. 
PALAVRAS-CHAVE: Violência Obstétrica; Mulheres; Direitos Humanos; Violência de Gênero.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marjorie Ester Dias Maciel 23-10-2021 18:05:55

O tema é relevante , e concordo com as autoras que a violência obstétrica está por diversas vezes relacionada a violência de gênero.Porém, as autoras no final do resumo poderiam descrever os principais resultados da revisão de literatura dos artigos que foram pesquisados.

Foto do Usuário Maria Albaneide Fortaleza. 07-11-2021 15:36:54

Tema relevante, porém não descreveu os principais achados ou conclusão.

Foto do Usuário Thais Nunes Resende 10-11-2021 10:07:14

Tema extremamente importante e que deve ser ter sua discussão ampliada.

Foto do Usuário Lara Ribeiro Pereira Carneiro 11-11-2021 11:10:24

Parabéns pelo trabalho! É muito importante que a gente debata sobre a violência obstétrica que está intimamente ligado com a violência de gênero!

Foto do Usuário Maria Inês Lopa Ruivo 11-11-2021 14:21:32

Excelente abordagem para um tema tão delicado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.