artigos
Convibra Conference - QUEM SUSTENTA O DESENVOLVIMENTO DE QUEM? REFLEXÕES SOBRE APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELA EMPRESA NEOLIBERAL.
QUEM SUSTENTA O DESENVOLVIMENTO DE QUEM? REFLEXÕES SOBRE APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELA EMPRESA NEOLIBERAL.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Terceiro Setor e Responsabilidade Social;

Acessos neste artigo: 17


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paulo Éverton Mota Simões

ABSTRACT
A sustentabilidade também é um discurso ocidental cuja origem é o ideário ocidental do desenvolvimento, para o qual existe uma gestão que se dá a partir do seio de organizações internacionais lideradas por países capitalistas centrais que definem o que é sustentável e difundem tal concepção ao resto do mundo. O objetivo deste trabalho é apresentar a origem da ideia de sustentabilidade, uma transfiguração da ideia do desenvolvimento sustentável, que se tornou funcional à competitividade das empresas na atualidade do capitalismo neoliberal. A revisão de literatura relaciona desenvolvimento, neoliberalismo, ecologia política, geografia ambiental e desenvolvimento sustentável. Os achados deste trabalho evidenciam que enquanto a Natureza é reduzida à condição de mero recurso nos processos produtivos que sustentam o desenvolvimento capitalista, pela via discursiva, a empresa neoliberal segue apresentando-se como responsável por assegurar a realização de um desenvolvimento sustentável para a manutenção das condições de vida no planeta.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS