QUEM SUSTENTA O DESENVOLVIMENTO DE QUEM? REFLEXÕES SOBRE APROPRIAÇÃO DO DISCURSO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELA EMPRESA NEOLIBERAL.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Terceiro Setor e Responsabilidade Social;

Acessos neste artigo: 261


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paulo Éverton Mota Simões

ABSTRACT
A sustentabilidade também é um discurso ocidental cuja origem é o ideário ocidental do desenvolvimento, para o qual existe uma gestão que se dá a partir do seio de organizações internacionais lideradas por países capitalistas centrais que definem o que é sustentável e difundem tal concepção ao resto do mundo. O objetivo deste trabalho é apresentar a origem da ideia de sustentabilidade, uma transfiguração da ideia do desenvolvimento sustentável, que se tornou funcional à competitividade das empresas na atualidade do capitalismo neoliberal. A revisão de literatura relaciona desenvolvimento, neoliberalismo, ecologia política, geografia ambiental e desenvolvimento sustentável. Os achados deste trabalho evidenciam que enquanto a Natureza é reduzida à condição de mero recurso nos processos produtivos que sustentam o desenvolvimento capitalista, pela via discursiva, a empresa neoliberal segue apresentando-se como responsável por assegurar a realização de um desenvolvimento sustentável para a manutenção das condições de vida no planeta.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Myriam Angélica Dornelas 26-10-2021 18:52:03

Parabéns pelo trabalho! Gostei muito do aspecto crítico do artigo sobre a sustentabilidade. Realmente acredito que em muitos casos a sustentabilidade dentro de uma organização está ligada ao cumprimento obrigatório de práticas da ISO ou mesmo de legislações. Muitas ações acabam sendo para ''inglês ver'' e a discussão efetiva sobre as práticas necessárias da organização acabam ficando em um segundo plano ou são inexistentes.

Foto do Usuário Cláudio Henrique Da Silva 30-10-2021 09:04:17

Texto muito bem escrito. O debate, principalmente o tópico que comenta sobre a periferia do capitalismo, é de suma imortância nos dias atuais e que precisa ser debatido em sala de aula. Muitas vezes lendo o texto pensei sobre o Marketing Ambiental realizado pelas empresas, um outro artigo tratando criticamente dessa temática poderia ser interessante.

Foto do Usuário Moacir Ferreira 03-11-2021 00:05:07

Parabéns pelo trabalho. Texto arrojado, que reflete um pensamento ''outlier'' do lugar e censo comum sobre o que é desenvolvimento sustentável. Sugiro apenas elencar ao texto o contexto social, em que tak discussão será ainda mais debatida! Boa sorte!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.