Literacia Financeira: uma análise crítica à luz dos pensamentos de Bourdieu

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 384


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

William Aparecido Maciel Da Silva

ABSTRACT
Este estudo analisou, de forma crítica, a literacia financeira à luz de Bourdieu. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo citou as definições e estudos anteriores sobre literacia financeira e introduziu os conceitos de habitus, campo, capital e espaço social, conforme leciona Bourdieu. Dentre as principais contribuições do trabalho, destaca-se que o capital econômico e cultural estabelece a posição do indivíduo dentro do campo e sua relação de dominação. Os relatórios da OECD evidenciaram que muitos países, incluindo o Brasil, apresentam resultados abaixo da média em termos de literacia financeira, podendo-se concluir que, mesmo com o aumento de investimento em educação financeira, esses não são suficientes para melhorar o desempenho. Em relação à educação básica, com base no conceito de dominantes e dominadas de Bourdieu, constatou-se que escolas públicas, no caso do Brasil, não ofertam um ensino de qualidade em comparação com as instituições privadas. Assim, a implementação da disciplina literacia financeira está fadada a falhar no que tange à classe mais baixa da sociedade

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Myriam Angélica Dornelas 26-10-2021 19:07:43

Parabéns pelo trabalho! Achei interessante o termo ''literacia'' apresentado no trabalho. Bourdieu refletiu profundamente e adequadamente sobre habitus, campos de poder, espaço social e concordo plenamente que as classes mais baixas, que mais deveriam ter acesso ao conhecimento de educação financeira são os que menos tem acesso. Quais alternativas os autores veem para o acesso de classes mais baixas ao conhecimento sobre educação financeira?

Foto do Usuário érico Veras Marques 02-11-2021 10:04:55

Muito interessante a apresentação do conceito de literacia financeira e os seus desdobramentos no processo de educação financeira no Brasil.

Foto do Usuário Cleria Centa 30-11-2021 14:31:12

Super interessante, me encantei no conceito de literacia financeira com relação ao processo de educação financeira aqui no Brasil. A comparação entre entidades publicas e privadas, mostra muito da nossa realidade atual, porém acredito haver uma evolução.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.