CONFLITO TRABALHO E FAMÍLIA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DAS SERVIDORAS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Temas Correlatos: Teoria das Organizações;

Acessos neste artigo: 429


Certificado de publicação:
Certificado de Maria De Fátima Fagherazzi Pizzoli
Certificado de Rodrigo Dullius

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Mabilia , Maria De Fátima Fagherazzi Pizzoli , Paula Patricia Ganzer , Rodrigo Dullius , Pelayo Munhoz Olea

ABSTRACT
O objetivo da pesquisa foi identificar a percepção das servidoras de uma instituição federal de ensino, sobre o conflito trabalho-família. Quanto ao método, utilizou-se de pesquisa quantitativa, por meio de questionário com aplicação da Escala de Conflito Trabalho-Família (ECTF), considerando as duas grandezas de interferência (trabalho na família e família no trabalho). Os resultados demonstraram que existe a percepção em ambos os aspectos na vida das servidoras, sendo que a percepção das docentes é maior do que as TAEs. Identificou-se que os itens com maior percepção do nível de interferência provêm das demandas resultantes do trabalho. Em contrapartida as demandas resultantes da família mostraram-se com baixo nível de percepção. Verificou-se também que ao fazerem uma escolha, optando por priorizar o trabalho ou priorizar a família, as respondentes deixam de interagir com um dos lados, o que acarretou certos prejuízos às servidoras em decorrência de tal decisão. O estudo identificou que existem correlações significativas entre o conflito trabalho-família, onde o mesmo mostrou-se relevante de forma semelhante em ambas às demandas pesquisadas, evidenciando o quanto estes conflitos advindos dos conflitos trabalho-família são determinantes nas relações familiares e organizacional das profissionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Rodrigues Ferreira 21-10-2021 10:32:41

Muito bom o trabalho, acho que poderia melhorar no procedimento metodológico sendo mais claro para o leitor.

Foto do Usuário Andréia Cássia De Moura 22-10-2021 11:35:15

O artigo apontou resultados relevantes. Eu como mãe de família vivo essa realidade de conflito trabalho e família.

Foto do Usuário Eduardo Zeferino Maximo 12-11-2021 11:14:02

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo trabalho. Como sugestões com o objetivo de contribuir com o artigo, sugiro pegar referencias mais autuais dos últimos cinco anos. Quanto o método, sugiro avaliar se a amostra está dentro das escala de confiabilidade para considerar uma pesquisa quantitativa, quem sabe usar Barbetta ou outro autor como referencia.

Foto do Usuário Ronielle Medeiros Rocha 27-11-2021 15:01:07

Tema relevante, gostei do trabalho, poderia melhorar a explanação do procedimento metodológico, facilitar a compreensão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.