IMPLEMENTAÇÃO DE UM NOVO LEIAUTE NA MUDANÇA DAS INSTALAÇÕES DE UMA INDÚSTRIA DE CALÇADOS EM FRANCA-SP

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 369


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Carline Leite

ABSTRACT
Resumo: O presente trabalho se propõe a contribuir para uma indústria de calçados em processo de mudança. O objetivo é analisar, sugerir e implementar um novo arranjo produtivo que permita melhor controle e aumento da capacidade produtiva do processo. A mudança da empresa se fez necessário frente ao crescimento da demanda e busca de melhoria e garantia do produto entregue ao cliente. O desafio era mudar de local e trocar o sistema produtivo por linear, parando o processo o mínimo de dias possível. O objetivo da pesquisa foi plenamente alcançado, uma vez que foi possível aumentar a capacidade produtiva, melhorar os controles e processos definidos com o novo sistema linear (esteira) e em tempo muito rápido. A metodologia constituiu-se de pesquisas qualitativas em livros e artigos científicos, e um estudo de caso in loco na empresa acompanhando todos os processos de manufatura e recursos disponíveis. Como resultados, pode-se afirmar que foram plenamente atingidos, com os prazos estabelecidos, com o novo leiaute, mudança de sistema, capacidade produtiva e adaptações a nova cultura de produção e gestão enxuta. 

Palavras chave: Mudança industrial. Arranjo físico. Leiaute. Aumento de fluxo produtivo. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fábio Braun 24-10-2021 18:23:57

O capítulo 2 que apresenta o referencial teórico está adequado e bem redigido, mas ficou um pouco sucinto. Como recomendação seria interessante expandir um pouco mais esse tópico com pesquisas adicionais que corroborem com o tema abordado no artigo. Uma recomendação interessante seria inserir um capítulo específico para detalhar melhor a metodologia empregada. Mesmo se tratando de um estudo de caso, há informações complementares sobre os aspectos metodológicos que podem ser destacadas dando maior consistência à pesquisa realizada. Os demais capítulos estão bem estruturados e redigidos adequadamente, de modo que a pesquisa está coerente com o objetivo proposto para o respectivo estudo.

A implementação de conceitos do lean manufacturing, quando devidamente planejado, dados previamente coletados, seguramente trazem resultados. A ideia de uma linha com conceito em ''U'' é uma das vertentes do lean, pois além de melhorar a produção, podendo aumentar seu volume, reduz ou até mesmo elimina desperdícios, além de dar flexibilidade. O trabalho fez uma boa abordagem da implementação, mostrando um estudo de caso e apresentando os resultados após a implementação. Como sugestão de melhoria, acho importante apresentar as limitações/dificuldades encontradas para orientar estudos de casos futuros. Muito bom!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.