UMA ANÁLISE DA EXISTÊNCIA DE RELAÇÃO ENTRE CRISE ECONÔMICA NO SETOR PRIVADO E AUMENTO DA DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 487


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabella Fonseca Moreira , André Luís Bertassi , Luiz Gustavo Camarano Nazareth

ABSTRACT
O presente artigo, faz o uso de determinados dados como base para a pesquisa, sendo os mesmos, os seguintes dados: valores do PIB (sendo apresentados em milhões de reais e em taxa acumulada), valores da taxa IPCA e valores das despesas de saúde pública no Brasil. Por meio dos valores do PIB são representados a economia, isto é: a partir de sua definição, distingue-se os anos considerados com crise, e anos que não são considerados como anos com crise. A despesa com saúde pública no país, por serem valores que foram realmente gastos, representam a demanda de saúde no país. Recolhida em valores nominais, faz-se o uso das taxas de IPCA de seus respectivos anos, para que possam ser assim deflacionadas, passando então a serem apresentadas na mesma base de valores, isto é: em valores reais. Todos esses dados são recolhidos sobre uma amostra de tempo, que abrange dos anos de 2014 até o ano de 2018. A partir de então são relacionados os valores do PIB e das despesas gastas com saúde, para se identificar se existe uma correlação da variação da demanda de saúde pública no Brasil e a crise econômica do setor privado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Reuel Secunde Gonçalves 21-10-2021 18:00:31

Não consegui entender a escolha dos indicadores analisados e o conceito de crise econômica. Talvez um referencial teórico mais abrangente ajude a esclarecer isto aos leitores. Creio que também haja espaço para melhoria da escrita, sobretudo na coesão entre as frases. Uma boa sujestão é o uso de um dicionário de sinônimos, que ajuda a eliminar termos repetidos e torna o texto mais fluido. Uma pergunta: os gastos com saúde não são determinados previamente na LOA?

Foto do Usuário Raquel Castor Costa 15-11-2021 13:59:42

É um tema bastante atualizado, acredito que realmente veio a crise da pandemia e muitos tiveram que romper com os convênios e ir atrás da saúde pública.

Foto do Usuário Thalia Ellen Souza Gomes 30-11-2021 10:37:19

Sugiro se aprofundarem mais no referencial teórico, trazendo mais referenciais relacionados com a temática da pesquisa. Acredito que a análise dos resultados ficou deficiente, as informações abordadas nesse tópico deveriam estar na metodologia, e, por outro lado, deveria ser adicionado uma discussão sobre os resultados da pesquisa, analisando-os e interpretando-os, nesse tópico. parabéns pela temática relevante.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.