artigos
Convibra Conference - Associação de Moradores: Um Estudo Sobre a Desafios Para Sustentação da União de Moradores do Bairro Laranjeira no Município de Açailândia-Ma
Associação de Moradores: Um Estudo Sobre a Desafios Para Sustentação da União de Moradores do Bairro Laranjeira no Município de Açailândia-Ma

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 102


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mayara Dos Santos Barros , Amélia Aline Lima , Eudasio Facundo Sales Junior , Rodrigo Da Silva Barros

ABSTRACT
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância e perspectivas da União de Moradores do Bairro Laranjeira, bem como os desafios para sua sustentação. A partir de uma análise descritiva e investigativa, utilizando de pesquisas bibliográficas e dados estatísticos, através da busca exploratória identificou-se a evolução e conceitos básicos relacionados as associações, suas características e estrutura. Em um primeiro momento são apresentados o papel do Estado como provedor do bem-estar social, e como organizações do terceiro setor, tornaram-se um importante elo de ligação entre os cidadãos e o Estado para o alcance desse objetivo. Em seguida são detalhados conceitos, estrutura e aspectos tributários. E por fim são apontados a relevância e os desafios enfrentados pelas associações.  

Palavra-chave: Associação. Desafios. Sustentação. Relevância. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ricardo Pereira 23-10-2021 17:07:18

Inicialmente, parabéns pelo trabalho. Trata-se de um tema extremamente relevante a análise crítica de emprreendimentos do Terceiro Setor. Penso que o trabalho poderia avançar ao considerar alguma teoria/ método/ferramenta que possibilite fazer uma análise comparada dos dados coletados no campo ( por meio de entrevista) com dados teóricos. Creio que os resultados e a conclusão dos achados ficam prejudicadas por não ter indicadores que possibilitem informar se a associação de moradores é sustentável ou não, quiçá com algum estudo comparado com outras associações. Seria importante explorar os desafios / barreiras da organização pesquisada. Isso poderia ser efetuado por meio de uma análise SWOT, trazer à baila a missão, visão e objetivos estratégicos da instituição. Em relação aos aspectos formais, há erros gramaticais e de escrita ao longo do texto a serem analisados. No mais, desejo sucesso com o trabalho.

Foto do Usuário Diogo Barros Azevedo 03-11-2021 11:49:00

O primeiro destaque que gostaria de fazer se refere ao nível de esclarecimento do artigo para com o Terceiro Setor e principamente as associações, o que são, de onde vem, para que servem. Isso foi muito importante para o desenvolvimento e a compreensão do trabalho como um todo, pois nos ajuda a ''montar'' como deveria ou poderia se organizar a ONG trabalhada e como ela se configura na realidade. Contudo, achei que a conexão entre as partes do trabalho poderia ser melhor trabalhada, achei um tanto quanto ''disconexo''. Acredito que um trabalho futuro de cunho quantitativo ajude a melhor compreender a importância da ONG, ainda que já comentada no presente trabalho. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Kelliane De Jesus Nascimento 30-11-2021 22:22:34

Parabéns pelo trabalho. Cada vez mais faz-se necessário a discursão a cerca do terceiro setor, visto que esse vem tranformando realidades. No artigo foi possivél observar estas transformações positivas na comunidade por meio de atividades para crianças e mulheres apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento da associação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.