A Privatização de Empresas Estatais no Brasil: Trinta Anos de Produção Acadêmica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 333


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Reuel Secunde Gonçalves

ABSTRACT
O principal objetivo deste trabalho foi mensurar a produção acadêmica sobre a privatização de empresas estatais no Brasil de 1990 a 2019. Para isto, lançou-se mão de uma Revisão Sistemática de Literatura que buscou artigos científicos publicados em revistas acadêmicas nos últimos 30 anos. O estudo se mostra relevante diante do cenário político atual e da linha ideológica do governo, que tem a privatização de empresas públicas como ponto importante da sua agenda. No entanto, embora haja a possibilidade do assunto estar sendo abordado em trabalhos que não fizeram parte do escopo desta pesquisa, como congressos, dissertações e teses, os resultados encontrados não são animadores. A produção se mostrou incipiente, muito aquém da relevância do assunto.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jailson Suleimane Gomes Candé 23-09-2021 22:18:36

No início do resumo, sugiro trocar o verbo mensurar que faz mesão ao objetivo do trabalho por levantar porque com o primeiro seria complicado adotar revisão sistemática enquanto método de estudo. A principal preocupação da revisão sistemática de literatura é identificar e discutir os resultados de estudos incluídos, porém isso não foi observado. Entretanto, as privatizações feitas no âmbito do governo federal brasileiro conseguiram alcançar tal eficiência prometida? Nota 08

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.