artigos
Convibra Conference - SATISFAÇÃO NO TRABALHO
SATISFAÇÃO NO TRABALHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 101


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paula Andreia Dias Domingues

ABSTRACT
O presente estudo teve como objetivo mensurar o nível de Satisfação no Trabalho dos assistentes em administração do IF Goiano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Abordou de forma geral a Satisfação no Trabalho de servidores assistentes em administração do serviço público, com base teórica interdisciplinar nas áreas de administração, psicologia, organizações, trabalho, serviço público e fontes documentais, incluindo teorias e conceitos correlatos. Orientou-se esta análise frente a cinco dimensões principais da Satisfação no Trabalho, sendo satisfação com colegas, chefia, salário, promoções e com o próprio trabalho, dimensões estas constituintes da visão multidimensional. Como opção metodológica, após pesquisa bibliográfica e documental, empregou-se o estudo de caso junto aos assistentes em administração do IF Goiano, utilizando-se como instrumento a Escala de Satisfação no Trabalho - EST. Como resultados foram identificados os níveis mais elevados, indicando satisfação no trabalho nas dimensões colegas e chefia e os menores níveis, indicando insatisfação e indiferenças, nas respectivas dimensões salários, promoções e trabalho, com pouca variação de resultados comparativos entre as gerações Baby Boomer, X e Y, nas quais os sujeitos se classificam.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Carlos Da Silva Oliveira 20-10-2021 12:20:16

Não está claro qual é o objetivo da pesquisa, assim como a questão problema objeto de estudo. Os procedimentos metodológicos devem ser revistos. Usa como instrumentoo Estudo de Caso único. Entretanto, Para análise dos dados, penso que poderiam optar pela análise de conteúdo, usando a tipologia de Bardin (2011) subdividida em três etapas. A primeira, pré-análise, é o momento em que se realiza a organização do material coletado, sistematizando e operacionalizando as ideias centrais. A segunda ocorre quando as unidades de registro e categorias são definidas, o que a autora denomina de sistematização da pesquisa. A terceira etapa corresponde à interpretação dos dados, momento em que o pesquisador estabelece as relações e interpretações com a finalidade de compreender o fenômeno, apoiado no marco teórico, consequentemente maior consistência metodológica. Já os resultados e as discussões deveriam ter um maior suporte teóricos de outros trabalhos científicos realizados e publicados que buscaram assuntos correlatos

Foto do Usuário Vanessa Cristyna Dos Santos 01-11-2021 20:27:52

Importante a pesquisa sobre satisfação, visto que hoje em dia a satisfação do trabalho também influencia nos resultados

Foto do Usuário Diogo Barros Azevedo 03-11-2021 12:12:40

Na minha visão o trabalho ficou muito restrito. Não consegui entender com clareza os porquês do estudo, pois não existe o apontamento claro de um problema. Acredito que uma explicação mais sucinta sobre o porquê desta pesquisa seja mais interessante do que se estender sobre a definição de satistação do trabalho propriamente dita. A parte de apresentação dos resultados, da mesma forma, precisa ser mais crítica e direta. Não existe nenhum tipo de comparação com outros trabalhos do mesmo Setor, então os dados ficaram um tanto quanto vagos, especialmente por envolver apenas uma organização. No geral, acredito que a proposta do trabalho em estudar os níveis de satisfação no trabalho seja muito válida, mas faltou corpo no trabalho para que o trabalho tivesse mais sentido.

Foto do Usuário Michelle De Oliveira Santos 05-11-2021 16:51:13

Parabéns pelo trabalho! A relação trabalho e saúde é uma temática multifacetada que englobam recursos materiais, organização do espaço, divisão do trabalho, relações interpessoais, valorização profissional, entre outros quesitos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.