ORÇAMENTO PÚBLICO: Um instrumento de planejamento e gerenciamento para secretaria municipal de educação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 321


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Aurélio Cavalcante Ayres , Ana Paula Monteiro De Oliveira , Vinicius Das Chagas Lima

ABSTRACT
O Orçamento Público é a principal ferramenta com que a sociedade pode medir a eficiência do desenvolvimento educacional do município de Augustinópolis do Tocantins. A pesquisa teve como objeto de estudo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) bem como as unidades escolares de ensino fundamental de responsabilidade do Município de Augustinópolis, como objetivo geral o estudo procurou verificar a eficiência na aplicação dos recursos do orçamento público vigente destinados ao desenvolvimento da educação municipal, diante da atual realidade do município de Augustinópolis, a pesquisa se desenvolveu a partir da abordagem qualitativa, quanto ao objetivo foi exploratório – descritivo e o delineamento foi baseado na pesquisa de campo como fonte primária, sendo realizada na secretaria municipal de educação de Augustinópolis, e foram utilizadas como fontes secundárias o baseamento em livros com autores já experientes no assunto como por exemplo: Lochagin (2016); Crepaldi (2013), legislação como por exemplo: CF e Lei Orgânica Municipal, artigos científicos presentes no  google acadêmico e na base de dados da SciELO, como subsídio fundamental para formular a revisão de literatura, todos os resultados esperados diante da pesquisa foram alcançados com sucesso através do empenho incessante dos pesquisadores, bem como dos participantes de modo geral, vale lembrar que alguns valores menos expressivos não foram consultados por conta da limitação do acesso somente aos profissionais competentes, sendo assim ao término da pesquisa pode-se concluir que os participantes veem o Orçamento Público como uma importante ferramenta na gestão educacional do município de Augustinópolis, porém os dispositivos orçamentários legais o PPA, a LDO e a LOA devem passar por uma reforma para atender as necessidades reais da população no próximo exercício financeiro, implementado recursos com foco na inovação tecnológica dentro das escolas públicas. É possível concluir também que o Orçamento Público dentro de pequenas cidades (até 100.000 habitantes) impacta diretamente no bem-estar da grande maioria das pessoas residentes nessas cidades.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcos Paulo Cassiano De Lima 19-09-2021 13:49:16

O Orçamento Público dentro de pequenas cidades impactando diretamente no bem-estar da grande maioria das pessoas residentes nessas cidades. Ótimo trabalho

Foto do Usuário Janaina Da Silva Neto Chaves 03-10-2021 13:13:51

É por meio do orçamento público que são destinados os recursos para viabilizar a educação e demais áreas públicas. Entretanto, a sua utilização deve ser de forma eficiente, caso contrário, não conseguirá atingir seu objetivo final, seus munícipes.

Foto do Usuário Thiago Silveira Rigueira 19-10-2021 12:52:46

A utilização dos instrumentos públicos orçamentários de forma eficiente, impactando na educação do municipal. Parabéns pelo trabalho.

A temática é interessante e o trabalho foi bem elaborado. O orçamento, seja ele público ou privado, é uma ferramenta de gestão que permite o planejamento de recursos frente a escacez dos mesmo, por isso é tão importante que seja elaborado buscando a maior eficiência possível.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.