Estimativa da radiação solar global a partir dos dados de insolação, para município de Garanhuns/PE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Acessos neste artigo: 522


Certificado de participação:
Certificado de Antonio Ricardo Santos De Andrade

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antonio Ricardo Santos De Andrade

ABSTRACT
O objetivo da pesquisa a estimativa da radiação solar global com base na insolação no município de Garanhuns/PE. Utilizou-se dados diários para os doze meses do ano, da série climatológica mensais de 2010 à 2020, da radiação solar global (Qg) e número de horas de brilho solar (n) obtidos por meio do piranômetro e do heliógrafo tipo Campbell-Stokes, respectivamente, proveniente da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da estação convencional localizada na clínica de Bovino da Universidade Federal de Pernambuco. Os valores da radiação solar global (Qg) foram obtidas a parti da estimativa dos coeficientes “a” e “b” do modelo empírico de Angströn-Prescott por meio da regressão linear e a partir desta foi calculado o total da radiação solar refletida (Qr) e absorvida (Qa). O procedimento estatístico realizado foi à técnica de estatística descritiva e análise de regressão. As maiores incidências da Qg e da insolação foram verificadas nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, coincidindo com o período de menor nebulosidade local; A amplitude de variação anual da nebulosidade na região é relativamente elevada, variando de 1 a 0,8 ao longo do ano.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jone Lucas Medja Ussalu 06-05-2021 19:48:10

O trabalho apresenta tema relevante, porém não atual. Me parece que enquanto o título surege estimativa da radiação solar global, a Metodologia, Resultados e conclusoes mostram outro foco, como se o objectivo fosse para estimativa dos coeficientes (a e b) e a validação da lei de Angstron. Sugestões: rever a escrita de algumas equações como Eqs. 3, 5 e 8 e centralizar. se possível evitar a citação de equações posteriores ao texto, ou seja, não citar no texto equações que procedem o texto. Pergunta: Na Metodologia a constante solar é representada ora por In e ora por Jo, existe alguma explicação?

Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 22-04-2021 12:46:15

Convido o autor a recarregar o artigo, pois não teve como realizar a leitura. Obrigada.

Foto do Usuário álvaro José Back 26-05-2021 09:28:09

Os autores fizeram a regressão com base nas médias mensais? Por que não fizeram com os dados diários? Neste caso os coeficientes R² seriam bem maiores

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.