artigos
Convibra Conference - Obtenção de Genótipos de Morangueiro Para Cultivo em Regiões Tropicais com Baixa Exigência de Frio
Obtenção de Genótipos de Morangueiro Para Cultivo em Regiões Tropicais com Baixa Exigência de Frio

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 50


Certificado de publicação:
Certificado de Luis Eduardo Bocalete

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

João Gabriel Mafra , Aline Fabiana Paladini Moreira , Juliano Tadeu Vilela De Resende , Gabriel Danilo Shimizu , Fernando Teruhiko Hata , Laura Souza Santos , Luis Eduardo Bocalete , Liege Ribeiro Barzan , Luiz Vitor Barbosa De Oliveira , Luana De Souza Marinke , Marco Antônio Pereira Santos , Daniel Suek Zanin

ABSTRACT
Os programas de melhoramento clássico do morangueiro requerem longos processos de seleção, o qual pode ser acelerado por ferramentas que expressam toda variabilidade presente nos genótipos. Além disso para uma seleção eficiente deve-se levar em consideração o maior número possível de caracteres que expressem produção, qualidade e resistência fitossanitária. Assim, objetivou-se caracterizar 34 genótipos de morangueiro de dia neutro, pré-selecionados com atributos agronômicos e moleculares, e selecionar por meio de análise multivariada genótipos promissores, de potencial comercial. A caracterização molecular foi realizada por meio de marcadores AFLP, utilizando quatro combinações de primers seletivos. A caracterização morfoagronomica foi realizada por meio de 32 descritores qualitativos e 14 quantitativos, no qual aplicou-se o algoritmo de Gower. O método de Wrd foi utilizado para realizar os agrupamentos com dados moleculares e morfoagronomicos. Seis variáveis representativas para o consumo in natura do morango foram selecionadas e submetidas a análise de componentes principais (PCA) e ao índice de seleção Mulamba e Mock. Apenas sólidos solúveis e luminosidade da parte externa do fruto não diferiram significativamente. Os marcadores AFLP detectaram polimorfismo de 80%, confirmando a alta variabilidade entre os genótipos. O agrupamento com os dados moleculares e agronômicos separaram os genótipos em três grupos, sendo que nenhum indivíduo que possuía Albion ou RVFS06 como genitores foi selecionado pelo índice de Mulamba e Mock. A PCA destacou os genótipos selecionados pelo índice, como RVCA16M-1, RVDA11M-3, RVDA11M-4, RVDA11M-25. Os demais genótipos foram selecionados do cruzamento “Monterey” x RVFS07. As semelhanças entre os resultados da análise de componentes principais e o índice de seleção indicam a confiabilidade da análise multivariada para seleção de genótipos de morangueiros superiores. Essas ferramentas permitem que vários caracteres sejam considerados processo de seleção. 
Palavras-chave: Fragaria × ananassa Duch.; AFLP; Mulamba e Mock; Variabilidade genética; Descritores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Walter Aparecido Ribeiro Júnior 18-04-2021 01:14:18

O trabalho possuí inúmeros erros estruturais e de grafia, a tabelas e figuras não possuem títulos, falta referencias, inúmeros autores foram citados ao longo do trabalho mas não aparecem no final do trabalho, a metodologia não é clara, não especifica os parâmetros e como foram avaliados, no texto o autor faz a chamada de um apêndice para o trabalho, contudo é possível constatar que trata-se de um resumo expandido, assim os resultados, metodologia e discussão devem vir no texto do trabalho e não em apêndices, não apresenta os protocolos de forma adequada. Há siglas nos resultados que geram duvidas ao leitor sobre o significado das mesmas. Há autores faltando no corpo do trabalho e não apresenta o cabeçalho do evento.

Foto do Usuário Henrique Guilhon De Castro 28-04-2021 12:38:27

O título poderia acompanhar o enfoque do trabalho na caracterização de genótipos e estudo da diversidade genética. A conclusão não abordou nenhum genótipo selecionado ou obtido como é citado no título. As tabelas do texto não são autoexplicativas e não possuem legenda?

Parabéns pelo trabalho e toda construção é válida. O trabalho poderia ter um grande potencial, mas não é isso que ele apresenta. Na introdução falta referenciar frases colocadas. Nos materiais e métodos deveria melhorar melhor a descrição dos métodos utilizados inclusive na parte molecular que não explica como foram feitas as os procedimentos para chegar nos dados apresentados, e não mostram quais foram os marcadores utilizados no estudo e como foram amplificados. As tabelas e gráficos faltam as legendas e não são auto explicativo, isso é ruim para o trabalho. Achei a discursão muito vaga, faltando debatas mais com outros trabalhos. As referências existentes no trabalho que são citadas no decorrer do texto não são apresentadas de maneiro total no tópico de referências, assim fica impossibilitado de consultar os trabalhos citados. E o texto não está com uma boa formatação.

Foto do Usuário Franciely Da Silva Ponce 08-06-2021 18:19:48

O trabalho tem uma temática muito boa, além disso, foram realizadas muitas análises que deram confiabilidade aos dados, no entanto, passaram alguns erros, como falta de título nas tabelas e figuras, na lista de referências faltaram alguns citadas no texto e há um erro de escrita no final da introdução, mas nada que desmereça o trabalho e a qualidade dos dados.

Foto do Usuário Fernanda Macedo Ferreira 10-06-2021 01:42:05

Excelente contribuição. O trabalho possui um grande potencial, sugiro uma revisão ortográfica e nas referências bibliográficas visto que não condizem com o apresentado no texto, além das legendas das figuras e tabelas.

Foto do Usuário Jackeline Leandro Dublim 10-06-2021 19:28:39

Parabéns a todos os autores envolvidos, ficou muito bem apresentável e de fácil compreensão o texto. Parabéns

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.