Agrofloresta na Agricultura Familiar: o Caso do Sítio do Seu Zé Artur, Nova Olinda, Ceará

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 522


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Antônia Julliana Sarafim Bezerra , Francisco Hélder Nogueira Ribeiro , Francisco Ramon Da Cunha Alcantara , Ailton Cezar Alves Da Silva , Paulo Jose De Moraes Máximo , Andre Luiz Teles Aguiar , Jaiane Da Silva Barbosa Evangelista

ABSTRACT
Nas agroflorestas utilizam-se culturas agrícolas e/ou pastagens com espécies florestais, como partes fundamentais, interagindo nos sistemas de produção. Objetivou-se estudar sobre as experiências de manejo agroecológicas em sistema agroflorestal proporcionam mudanças positivas e sustentáveis e além de interagir com a família. Para o agricultor “não foi fácil acreditar no SAF, mas resolveu dá um voto de confiança à experiência”. O SAF observado apresentou estratos vegetais e uma variedade significativa de espécies florestais, frutíferas e medicinais, além de espécies domésticas e silvestres da fauna. As práticas de manejo adotadas mostraram um ambiente positivo à sustentabilidade, que além de melhorar a qualidade de vida da família manteve a biodiversidade.
Palavra-Chave: Sustentabilidade, biodiversidade, manejo agropecuário.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Justina Ngueve Comboio Cameia 03-05-2021 10:03:31

Parabéns pelo trabalho! Temática actual e bastante pertinente. A sua associação com a prática da agricultura familiar dá ao trabalho muito valor e o torna multidisciplinar.

Foto do Usuário Ana Lucy Caproni 06-05-2021 17:40:04

E um trabalho de grande relevância para o contexto nacional e internacional. A equipe está de parabéns por mostrar este trabalho e o quanto é positivo a reconstrução da agricultura e floresta nos moldes da agricultura e silvicultura sustentável. Sugestão: Colocar a parte do questionário que foi utilizada para a discussão deste trabalho. Corrigir pequenos erros de português para futura publicação, principalmente no título ''Resultados e discursão''. Escrever Resultados e discussão.

Foto do Usuário Adriano Augusto Bliska 06-05-2021 14:55:12

O estudo é bem interessante. A implantação de SAFs em regiões com características edafoclimáticas especiais, como o Cariri cearense, pode ser determinante para a sustentabilidade das propriedades rurais. Exemplos importantes também foram observados na região do Pontal do Paranapanema, no estado de São Paulo, onde solos arenosos, extremamente degradados, infestados com nematóides, mediante impantação de SAFs resultaram em excelente opção para garantir a sustentabilidade dos estabelecimentos rurais. Sugiro que os autores desenvolvam uma análise econômica sintética do SAF do Sr. Zé Artur. Poderiam tentar separar as épocas de pode e colheita de frutos e estimar com auxílio do proprietário, as entradas mensais de recursos financeiros e os gastos. Fazer um balanço, incluindo receitas da venda das galinhas, ovos, porcos, lenha, dentre outros. É grande a possibilidade do agricultor não anotar gastos e receitas, fator importante a ser incorporado no seu dia a dia. A apresentação, mesmo que aproximada, de um quadro com o balanço financeiro da propriedade é essencial para conencer outros agricultores a adotarem o SAF na região.

Foto do Usuário Denilson Dortzbach 25-05-2021 13:56:32

Você acredita que o SAF pode ser uma ferramenta de valoração para o PSA?

Foto do Usuário Inocencio Benate Senturao 27-06-2021 19:17:34

Tema bastante interessante. Parabens. De facto tem real valor o tema em causa na medida em que contribui para o despertar das comunidades rurais sobre a importancia das SAFs na melhoria da qualidade de vida das mesmas.

Foto do Usuário Hermeson Dos Santos Vitorino 28-06-2021 18:58:54

Muito bom mesmo! Trabalho relevante para conhecermos a realidade da agricultura familiar com base nas agroflorestas... Você cadastrou o trabalho na Plataforma Brasil? Pois você fez entrevista como forma de pesquisa. Acho que você deve ver essa questão. Parabéns!!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.