Capacidade de Parasitismo de Trichogramma Pretiosum (Hymenoptera: Trichogrammatidae) a Óleos Essenciais de Syzygium Aromaticum e Cymbopogon Citratus

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Manejo Integrado de Pragas;

Acessos neste artigo: 424


Certificado de publicação:
Certificado de Regiane Cristina De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Verônica Maiara Rosa Novais , Thaís Carolina Silva Cirino , Moisés Daniel De Oliveira , João Pedro Andrade Bomfim , Franciely Da Silva Ponce , Regiane Cristina De Oliveira

ABSTRACT
O manejo integrado de pragas (MIP) tem como base o monitoramento, taxonomia e níveis de ação, tendo como objetivo manter a população dos insetos-praga abaixo do nível de dano econômico, visando à sustentabilidade e a redução do impacto ambiental causado pela utilização incorreta de defensivos agrícolas.
O Trichogramma pretiosum é uma importante ferramenta no manejo de lepidópteros-praga sendo o agente de controle biológico mais utilizado no mundo.
Os óleos essenciais são uma alternativa natural para o controle de pragas e aparentemente menos nocivo ao meio ambiente quando comparado as moléculas sintéticas. No entanto, pouco se sabe sobre a ação dessas substâncias sobre inimigos naturais, sendo necessários estudos que pautem sobre a utilização de óleos essenciais no manejo integrado de pragas. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar se os óleos essenciais do Craveiro (Syzygium aromaticum L.) e do Capim-limão (Cymbopogon citratus L.) possuem interferência na capacidade parasitismo do T. pretiosum.


Palavras-chave: Oléos essenciais; manejo integrado de pragas; controle biológico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rosicléia Matias Da Silva 03-05-2021 08:05:59

Ótimo trabalho, muito bem redigido e estruturado. O tema é extremamente relevante para atualidade.

Foto do Usuário Wagner Arruda De Jesus 07-05-2021 10:38:21

Parabéns aos autores, o tema é muito relevante para as demandas atuais da agricultura. Minha pergunta é: a menor longevidade causada pelos óleos podem implicar em uma menor eficiência destes organismos no campo? e minha sugestão é: Se possível, aplicar o mesmo trabalho a outros insetos que fazem o controle biológico, para analisar a interação desses óleos com o parasitismo e a longevidade dos insetos. Obrigado!!!

Foto do Usuário Cristiane De Lima Wesp 10-05-2021 10:26:59

Trabalho muito interessante! Os autores estão de parabéns pelo tema e pela condução do ensaio! Foram testados outros óleos essenciais além desses?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.