DESEMPENHO AGRONÔMICO DO SORGO GRANÍFERO SUBMETIDO AO REGULADOR VEGETAL BRASSINOSTEROIDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia e Produção Vegetal;

Acessos neste artigo: 395


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jaime Santos Do Rego Junior , Larissa Pacheco Borges , Víctor Alves Amorim , Brunno Nunes Furtado , Gabriel Henrique Ferreira De Lima , Lino Carlos Borges Filho , Fábio Santos Matos

ABSTRACT
O presente trabalho teve como objetivo identificar o efeito do regulador vegetal brassinosteroide no desempenho agronômico de plantas de sorgo. O experimento foi conduzido no ano de 2019, na Fazenda Olhos d’água, localizada no município de Ipameri, Goiás. O sorgo utilizado foi o híbrido1G100 e o hormônio utilizado foi um análogo do brassinosteroide. Os tratamentos foram constituídos por seis concentrações do regulador vegetal brassinosteroide, sendo elas: 0,000; 0,025; 0,050; 0,075; 0,100 e 0,125 mg L-1. O regulador vegetal foi aplicado nos estádios fenológicos 2 (planta com cinco folhas) e 5 (emborrachamento) para todos os tratamentos. As maiores produtividades de grãos do sorgo do híbrido 1G100, foram obtidas na concentração de 0,049 ml L-1 correspondente ao aumento de 14%. Portanto a aplicação do regulador vegetal brassinosteroide é uma prática promissora no desempenho agronômico das plantas de sorgo.
Palavras-chave: Regulador vegetal; Sorgo; Estádios fenológicos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edimir Xavier Leal Ferraz 22-04-2021 09:04:17

Parabéns pelo trabalho, apresenta contribuições relevantes para o cultivo do sorgo, principalmente em épocas de safrinha!

Foto do Usuário Willian Aparecido Leoti Zanetti 08-05-2021 07:02:17

Primeiramente quero parabenizar os autores pelo trabalho e relevância do tema. Porém percebi pouca discussão em torno dos resultados, no qual poderiam ter explorado um pouco melhor em comparação com outros trabalhos na mesma área. Gostaria de saber se os autores acreditam que a fase de aplicação tem influência sobre os resultados, e se tem alguma ou seguiram metodologia básica que expõe o período correto de aplicação?

Foto do Usuário Bruno Sousa Figueiredo Da Fonseca 11-05-2021 11:38:39

Parabéns pelo trabalho, possui uma importância para o cultivo do sorgo!

Foto do Usuário Franny Christiny Camargo Da Silva 13-05-2021 13:21:09

Parabéns pelo trabalho. Gostaria de apresentar uma sugestão, onde vocês utilizassem mais referencias, que favoreçam a discussão de seus resultados, existe muita literatura que pode embasar sua pesquisa e enriquecer seu artigo. Sem mais, parabéns!

Foto do Usuário Amanda Soares Santos 14-05-2021 16:48:54

Prezados, o trabalho está bem escrito, abordando claramente a ideia central, mostrando a importância de estratégias para aumentar a produtividade do sorgo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.