População De Pratylenchus Brachyurus Associado A Cultura Da Soja Em Três Municípios Da Mesorregião Do Sul Goiano

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Acessos neste artigo: 410


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Tais Ferreira De Almeida , Ana Carolina De Souza Fleury Curado , Frederico Ataíde Teixeira De Mello

ABSTRACT
A ocorrência de Pratylenchus brachyurus tem ganhado importância, tanto pelos danos à cultura da soja, quanto pela sua ampla disseminação e alta incidência em áreas produtoras nos estados MT, GO, MG e TO. Com o objetivo de determinar a incidência de P. brachyurus em áreas de cultivo de soja na Mesorregião do Sul Goiano, foi realizada a quantificação e determinação do fator de reprodução (FR) de P. brachyurus em treze propriedades comerciais, sendo sete no município de Piracanjuba, três em Catalão e três em Ipameri. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com duas épocas de avaliação da população do nematóide nas raízes, determinada aos 30 e 70 dias após emergência (DAE). Dentre as áreas avaliadas, apenas a área 3 no município de Piracanjuba não apresentou incidência de P. brachyurus. Foi observada diferença significativa no FR entre as propriedades avaliadas, sendo o maior fator de reprodução observado na área 5 (Piracanjuba) seguido da área 4 (Piracanjuba) e área 9 (Ipameri). De acordo com o parâmetro de 112 juvenis e/ou fêmeas de P. brachyurus g -1 de raiz, apenas três áreas apresentam potencial de perdas econômicas.

Palavras-chave: Glycine max., lesões radiculares, nematóide.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gilson José Marcinichen Gallotti 19-04-2021 14:51:47

O tema é relevante e os resultados mostram a importância do monitoramento das áreas de cultivo para se ter uma agricultura de precisão, devido a complexidade das interações patógeno x hospedeiro x ambiente.

Foto do Usuário Renata Mori Thomé 12-05-2021 14:46:06

Parabéns pelo trabalho, tema muito complexo e relevante, pois demonstra que o monitoramento das áreas de produção é essencial, principalmente quando relacionado a nematoides. Talvez essa área 3 que não apresentou população de P. brachyurus, o produtor esteja fazendo rotação de culturas com culturas não hospedeiras?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.