APROVEITAMENTO DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL PARA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE MATERIAL PROMISSOR PARA APLICAÇÃO COMO EMBALAGEM INTELIGENTE DE ALIMENTOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Temas Correlatos: Tecnologia de Alimentos;

Acessos neste artigo: 446


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luisa Bataglin Avila , Elis Regina Correa Barreto , Caroline Costa Moraes , Marcilio Machado Morais , Gabriela Silveira Da Rosa

ABSTRACT
Esta pesquisa teve como foco o aproveitamento de resíduos agroindustriais (casca de jabuticaba) para o desenvolvimento de filmes biodegradáveis inteligentes à base de carragenana incorporada com extrato de casca de jabuticaba (ECJ). O extrato bioativo foi obtido utilizando extração por maceração e apresentou altas concentrações de antocianinas totais (AT),1458,11 ± 0,01 mg.100 g-1 (b.s.), e cianidina-3-glicosídeo (C-3-G), 718,12 mg.100 g-1 (b.s.). Tais resultados evidenciam o potencial do extrato para uso como um aditivo natural em embalagens de alimentos. Os filmes de carragenana foram produzidos pela técnica de casting, incorporando ECJ na formulação na concentração de 100% (CAR-100% ECJ), além disso, foi produzido um filme controle, sem adição de ECJ (CAR-controle). Após a elaboração os filmes biodegradáveis foram caracterizados quanto a capacidade de serem sensíveis a mudanças de pH. A incorporação do ECJ na matriz polimérica promoveu uma nítida mudança visual na coloração do filme em relação ao filme controle e estes se apresentaram homogêneos e uniformes. Além disso, os resultados da caracterização dos filmes biodegradáveis mostraram mudanças visíveis de roxo para marrom quando em contato com soluções tampão com diferentes valores de pH, o que significa que o filme incorporado com ECJ apresenta potencial inteligente. Nesse sentido, este novo filme à base de carragenana incorporado com ECJ pode ser uma ótima estratégia para agregar valor a resíduos agroindustriais, como a casca da jabuticaba. Além disso, a utilização desde resíduo como aditivo natural possibilitou a obtenção de um novo material que pode ser usado como um indicador para monitorar o frescor dos alimentos em uma embalagem inteligente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alaor Valério Filho 16-04-2021 16:50:50

É conhecida a importância de novas possibilidades de embalagens que sejam ambientalmente amigáveis, devido ao acumulo crescente de materiais sendo descartados incorretamente. Acredito que este trabalho soma bastante nesse quesito por utilizar água como solvente somado a biomateriais. Um ponto interessante que vale ressaltar, é a importância dessa temática no atual cenário (pandemia), onde o número de embalagens alimentícias tende a aumentar, devido ao aumento de atividades como o famoso “delivery”.

Foto do Usuário Maria Amalia Brunini 19-04-2021 15:18:49

Tema importante nos dias atuais, onde se utiliza cada vez mais embalagem. Parabenizo os autores.

Foto do Usuário José Barros Da Silva 01-05-2021 23:33:03

Sugere-se uma alteração do título do trabalho, uma vez que, foi usada apenas as cascas e de uma só espécie de fruta, que foi a jabuticaba, ou seja, o título seria específico incluindo as palavras cascas e jabuticaba.

Foto do Usuário Tereza Longaray Rodrigues 11-05-2021 22:01:44

Parabéns aos autores! Achei a temática do trabalho de vocês super interessante, principalmente devido ao uso da água como solvente. Deixo como sugestão uma investigação a respeito da sua degradação no meio ambiente, comparando os efeitos (se houverem) após a adição do extrato da casca da jabuticaba na sua formulação, acho que seria uma análise bem enriquecedora para o seu trabalho!

Foto do Usuário Luana Vaz Tholozan 14-05-2021 15:26:45

Primeiramente gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho! O acúmulo de embalagens descartáveis no meio ambiente é realmente uma situação preocupante que merece atenção. Gostaria de saber se já foram feitos testes em alimentos e se isso é uma ideia a ser realizada no futuro.

Foto do Usuário íris Nunes Raupp 14-05-2021 23:54:17

Parabéns aos autores pelo belíssimo trabalho! Gostaria de saber se pretendem avaliar a biodegradabilidade do material em estudos futuros. Os resultados encorajam a aplicação do material comercialmente, mostrando o grande potencial de uso na indústria alimentícia.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.