Sombreamento Mitigando O Estresse Por Restrição Hídrica Em Mudas De Inga Vera Willd

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia e Produção Vegetal

Acessos neste artigo: 394


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wállas Matos Cerqueira , Silvana De Paula Quinto Scalon , Cleberton Correia Santos

ABSTRACT
Inga vera Willd. (Fabaceae- Mimosoidae) é uma espécie de grande potencial ecológico, econômico e alimentício com potencial para contribuir nos serviços ecossistêmicos e socioeconômicos. Objetivou-se neste trabalho avaliar o efeito do sombreamento em mitigar possíveis danos no metabolismo fotossintético e no crescimento de mudas de I. vera  submetidas a diferentes disponibilidades hídricas. As mudas foram cultivadas sob três disponibilidades hídricas, baseadas em quatro capacidades de retenção de água do substrato (CRA): 50%, 75% e 100% e três níveis de sombreamento (0% – pleno sol, 30 e 70%) durante 45 dias. As mudas foram mantidas sob proteção de cobertura plástica, visando evitar precipitações. A aclimatação das mudas aos níveis de sombreamento foi realizada 30 dias antes da submissão das plantas aos diferentes regimes hídricos. Foram avaliados os aspectos de trocas gasosas e crescimento. O sombreamento mitiga o efeito do déficit hídrico em mudas de I. vera mantendo elevada a taxa fotossintética e eficiência de carboxilação da Rubisco, e o maior sombreamento leva as mudas à maior altura, área foliar e índice de clorofila.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcio Santos Da Silva 18-04-2021 21:23:48

Qual a importância de se utilizar o sombreamento para a produção de mudas de espécies florestais?

Foto do Usuário Bruna Samara Alcaráz Souza 06-05-2021 09:34:01

Como o sombreamento atua que favorece essa ação de mitigação do déficit hídrico?

Foto do Usuário Wállas Matos Cerqueira 06-05-2021 16:05:41

Peço desculpas pelo erro no Resumo, onde está escrito ''quatro capacidade de retenção de água'' passa a ser ''três capacidades de retenção de água''.

Foto do Usuário Ivo Jose Basso Junior 28-06-2021 12:23:20

Olá, para a produção de mudas de ingá, o recomendado seria ter a capacidade de substrato com 75% e o nível de sombreamento à 30% para a obtenção de melhores mudas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.