Ação dos óleos essenciais em ovos de Corcyra cephalonica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 424


Certificado de publicação:
Certificado de Regiane Cristina De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marina Olbrick Marabesi , Regiane Cristina De Oliveira , João Pedro Andrade Bomfim , Luciana Fernandes Da Silva

ABSTRACT
Óleos essenciais são originados do metabolismo secundário das plantas e consistem numa complexa mistura de substâncias químicas que podem apresentar atividade inseticida. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a ação dos óleos essenciais de Syzygium aromarticum, Cymbopogon citratus, Schinus terebinthifolius, Cordia verbenacea, Baccharis dracunculifolia e Callistemon viminalis em ovos de Corcyra cephalonica (Stainton) (Lepidoptera: Pyralidae). Para a instalação do bioensaio, ovos de C. cephalonica com até 24 horas foram colados em tiras de papel (5cm de comprimento x 0,5 cm de largura), e imersos por cinco segundos nas soluções contendo os óleos essenciais, na concentração de 2,0%, e posteriormente colocados sobre papel toalha para secagem. As tiras de papel com os ovos foram individualizadas em tubos de vidro de fundo chato (2,5x8,5cm), fechados com filme plástico de PVC (5x5cm), para facilitar trocas gasosas. Por sete dias, foram realizadas diariamente a observação da eclosão ou mortalidade dos ovos e retiradas as lagartas recém-eclodidas. O bioensaio foi realizado em condição de laboratório à 25±1°C, umidade relativa 65±5% e fotofase de 12 horas. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos, sendo seis óleos essenciais e uma testemunha (água destilada), com cinco repetições por tratamento. Foi realizada a análise de variância e teste Tukey à 5% de probabilidade para comparação das médias. Adicionalmente, foi calculada a eficácia de cada tratamento. Apenas o tratamento contendo o óleo essencial de C. citratus diferiu da testemunha, provocando a maior mortalidade de ovos (93,2%). Os demais tratamentos foram semelhantes entre si. Os maiores valores de eficácia foram observados nos tratamentos contendo o óleo essencial de C. citratus (88,1%), B. dracunculifolia (45,9%) e S. aromaticum (40,8%). Quanto maiores as porcentagens de mortalidade dos ovos, maiores podem ser as consequências sobre os parasitoides, quando estes estiverem no interior do ovo do hospedeiro. Estudos avaliando a seletividade destes óleos essenciais ao parasitoide T. remus devem ser desenvolvidos para que as ferramentas do controle biológico e inseticidas botânicos possam ser implementadas de forma integrada no manejo de S. frugiperda.


Palavras-chave: atividade inseticida; traça-do-arroz;manejo integrado de pragas 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Boa revisão bibliográfica. Interessante a resposta aos diferentes óleos, mesmo que somente um deles tenha surtido o efeito desejado. Talvez vocês possam avaliar a possibilidade de aumentar as concentrações dos outros óleos em um outro ensaio...

Foto do Usuário Rosilda Mara Mussury Franco Silva 24-04-2021 14:29:59

Trabalho interessante mas sugiro especificar o que é a sigla AGRIMIP? e para apresentação sugiro mostrar imagens do experimento para visualizarmos melhor os resultados obtidos

Foto do Usuário Rosicléia Matias Da Silva 03-05-2021 08:54:04

Parabéns pelo estudo! O trabalho está bem apresentado, mas tenho duas observações: por que você dedicou o primeiro parágrafo da introdução para falar sobre um inseto que não é seu objeto de estudo? E senti falta do objetivo do seu trabalho na introdução.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.