MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA PARA PREVENÇÃO A COVID-19 NO TRANSPORTE DE TRABALHADORES DE COLHEITA DE MADEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Temas Correlatos: Ciência Florestal;

Acessos neste artigo: 265


Certificado de participação:
Certificado de Roldão Carlos Andrade Lima

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Roldão Carlos Andrade Lima , Qüinny Soares Rocha , Rafaele Almeida Munis , Danilo Simões

ABSTRACT
O transporte de trabalhadores da colheita de madeira para o ambiente laboral requer seu confinamento e aglomeração em ônibus. Devido ao cenário causado pela pandemia da COVID-19, o objetivo desta pesquisa foi a elaboração de medidas de biossegurança que minimizassem os riscos de contágio durante o transporte desses trabalhadores. Como resultado, obtivemos as seguintes medidas implementadas: proteção de áreas de contágio e transmissão com máscaras; higiene das mãos com instalação de dispensadores de álcool gel; distanciamento social com o uso de poltronas de forma intercalada; verificação das condições de saúde dos trabalhadores com medição de temperatura e preenchimento de formulário de triagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Xaena Silva Santos 16-04-2021 13:33:11

O artigo dispõe das medidas de segurança para trabalhadores rurais de empresa de madeira e celulose. Compreende-se a base da segurança no trabalho diante da pandemia , a mudança de vida no trabalho diante da realidade que o vírus propôs a vida de cada um. Neste projeto ressalta os protocolos de um trabalho seguro .

Foto do Usuário Andre Luiz Teles Aguiar 16-04-2021 16:40:41

O presente trabalho aborda uma temática bastante atual e de relevância para a sociedade, diante do cenário de pandemia vivenciado. A segurança no trabalho e as medidas de biossegurança apresentada são fundamentais para a retomada econômica. Os protocolos elencados no artigo corrobora para segurança dos colaboradores da empresa de madeira e celulose. As medidas de segurança e prevenção no âmbito psicológico (se há por parte da empresa ou não) deveriam também ser estudadas e apresentadas em novos trabalhos, pois este aspecto afetam diretamente os trabalhadores, e no cenário de pós-pandemia há riscos de adquirirem doenças psicológicas diante dos medos, traumas e perdas vivenciados durante a pandemia.

Foto do Usuário Bruno Gabriel Amorim Barros 08-05-2021 15:52:04

O trabalho traz como temática um assunto bastante atual e que preocupa a todos e isso de certa forma causa um impacto positivo aos trabalhadores de colheita de madeira, pois saberão práticas adequadas de proteção.

Foto do Usuário Marcela Palheta De Oliveira 10-05-2021 16:21:31

O trabalho traz uma temática muito importante em meio ao cenário que vivemos hoje. Garantir a segurança no trabalho é de suma importancia. Contudo, o trabalho em si precisa do resumo também em português. Essas medidas de segurança começaram a ser execultadas desde o início da pandemia ou somente nos períodos de pico? Elas continuam a ser incentivadas com a mesma intensidade que no início?

Foto do Usuário Scarllat Mayara Da Silva Soares 11-06-2021 11:26:35

Esse é um tema muito importante e atual para a sociedade, tendo em vista que algumas atividades não podem parar e os trabalhadores devem ser protegidos. Outro fator importante e que poderia ser tema de continuação para o estudo é o quanto essas medidas foram efetivas e se foram benéficas em relação a outras doenças, e se tais medidas devem continuar e em que proporção mesmo após a atenuação da pandemia. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Scarllat Mayara Da Silva Soares 11-06-2021 20:29:37

Esse é um tema muito importante e atual para a sociedade, tendo em vista que algumas atividades não podem parar e os trabalhadores devem ser protegidos. Outro fator importante e que poderia ser tema de continuação para o estudo é o quanto essas medidas foram efetivas e se foram benéficas em relação a outras doenças, e se tais medidas devem continuar e em que proporção mesmo após a atenuação da pandemia. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário Gustavo Aidar Pigossi 30-06-2021 08:42:39

Artigo de fundamental importância no estudo do trabalho, sobretudo em uma condição de pandemia. A abordagem contribui para o aprimoramento das condições de trabalho a exemplo de pesquisas que ajudaram a promover melhorias fundamentais como, por exemplo, no trânsito dos trabalhadores do corte de cana até a lavoura. Como apontamento a pesquisa, seria interessante detalhar a questão da rastreabilidade das infecções no âmbito laboral.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.