Parâmetros Morfológicos De Mudas De Tamarindus Indica L Produzidas Com Adubação Em Cobertura E Fosfatagem Corretiva

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Fisiologia e Produção Vegetal;

Acessos neste artigo: 271


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Vinicius Batista Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Luiz Vieira , Daniela Soares Alves Caldeira , Gabriel Vinicius Batista Da Silva , Marcella Karoline Cardoso Vilarinho , Altacis Júnior De Oliveira , Rony Cleyton De Souza Lopes , Luciana Santos Almeida

ABSTRACT
A nutrição adequada de mudas durante a fase de viveiro promove melhor adaptação destas no local de plantio e garantirá o sucesso na implantação de pomares, sendo necessário o conhecimento das exigências nutricionais de cada espécie. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da fosfatagem corretiva e da adubação nitrogenada e potássica em cobertura nos parâmetros morfológicos de mudas de tamarindo. Para tanto, conduziu-se um experimento no viveiro de Silvicultura pertencente à Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT/Campus de Cáceres. Foram estudados oito tratamentos, sendo: solo natural (SN), fosfatagem corretiva (FC), fosfatagem corretiva e adubação nitrogenada em cobertura (FC+N), fosfatagem corretiva e adubação potássica em cobertura (FC+K), fosfatagem corretiva, adubação nitrogenada e adubação potássica em cobertura (FC+N+K), adubação nitrogenada em cobertura (N), adubação potássica em cobertura (K) e adubação nitrogenada e potássica em cobertura (N+K) em quatro repetições e duas plantas por parcela em delineamento experimental em blocos casualizados (DBC). A fosfatagem corretiva foi realizada 30 dias antes da semeadura (DAS) utilizando-se como fonte o superfosfato triplo e a adubação nitrogenada e potássica em cobertura foram realizadas aos 30 dias após a semeadura (DAS). As avaliações se deram aos 120 DAS, sendo verificadas as seguintes variáveis: altura (cm), diâmetro de colo (mm) e número de folhas. Para tanto, foram utilizados régua graduada, paquímetro digital e avaliação direta das folhas. A partir desses dados foi possível calcular a razão entre altura e diâmetro de colo. De forma geral, os melhores resultados foram verificados nos tratamentos com adubação nitrogenada em cobertura, associada ou não à fosfatagem corretiva e à adubação potássica, promovendo incrementos nas variáveis estudadas. Pode-se inferir que o uso isolado da fosfatagem corretiva não indica efeitos benéficos em nenhum dos parâmetros morfológicos avaliados, porém a associação da fosfatagem à adubação, nitrogenada e nitrogenada e potássica mostraram os melhores resultados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Joao Peterson Pereira Gardin 16-04-2021 17:29:52

O artigo está bem escrito e atinge o que se propôs a investigar.

Foto do Usuário Mauricio Vicente Alves 24-05-2021 20:14:42

gostei do trabalho, interessante, e a cultura que deve ser muito estudada ainda... parabéns

Foto do Usuário Cristiane Ramos Vieira 05-06-2021 13:57:21

O artigo apresenta informações importantes no ramo da produção de mudas de espécies frutíferas, com foco no tamarindeiro. É uma trabalho completo, quanto aos tratamentos testados. Os resultados apresentados já nos dá uma prévia quanto às formas de adubação e crescimento da espécie, porém, os autores poderiam, aumentar posteriormente, os resultados obtidos, com informações sobre massa seca, por exemplo. Ficou claro que, a interação entre as adubações nitrogenadas, fosfatadas e potássicas é melhor que a adubação isolada. No entanto, o resultado para a adubação isolada com fonte fosfatada não pode ter se dado em função do teor de P no solo utilizado para o experimento, que pode já ter sido suficiente para este período de crescimento do tamarindeiro?

Foto do Usuário Mauricio Vicente Alves 08-06-2021 16:38:43

Bom trabalho. Temos pouca pesquisa na cultura, sempre é bem vinda.

Foto do Usuário Hermeson Dos Santos Vitorino 28-06-2021 19:14:25

Parabéns!!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.