artigos
Convibra Conference - Obtenção de microcápsulas de óleo essencial do subproduto da Campomanesia spp.
Obtenção de microcápsulas de óleo essencial do subproduto da Campomanesia spp.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 29


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Grace Kelly Mizuno Flozino , Márcia Crestani Bin , Eliana Janet Sanjinez Argandoña

ABSTRACT
Um dos frutos mais populares do cerrado é a guavira (Campomanesia spp.). A polpa, além de utilizada na indústria, é amplamente consumida na região, entretanto, seus resíduos são descartados. Sua casca e semente possuem propriedades bioativas, presentes no óleo essencial, que podem melhorar o aporte nutricional de alimentos. O presente estudo teve como objetivo extrair óleo essencial do subproduto da guavira e microencapsulá-lo por coacervação complexa, para preservar os compostos bioativos. As extrações foram realizadas por hidrodestilação,obtendo-se rendimento de 0,35% de óleo essencial. As cápsulas elaboradas mostraram-se eficientes na encapsulação do óleo, visualizadas em microscópio óptico. Estudos complementares são necessários sobre as propriedades das microcápsulas e sua eficiência na preservação das propriedades importantes do óleo essencial.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marcia Nalesso Costa Harder 15-04-2021 13:12:46

Primeiramente, parabenizar os autores pelo trabalho. A pergunta que eu deixo é a seguinte, há realmente a necessidade de secar os resíduos do fruto?

Foto do Usuário Augusto Cesar Fonseca Sobreira 19-04-2021 20:46:29

Parabéns pelo trabalho: Pergunta: o estágio de maturação dos frutos de guavira influencia na eficiência da extração do óleo essencial?