SISTEMAS DE MANEJO DE PLANTAS DANINHAS EM CULTIVO DE ERVA-MATE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 420


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilcimar Adriano Vogt , Gilson José Marcinichen Gallotti

ABSTRACT
O controle das plantas daninhas em cultivo de erva-mate é importante porque  limitam a produção de folhas devido à competição por água, luz, CO2 e nutrientes. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos dos diferentes manejos de plantas daninhas, usuais pelos produtores, na produtividade de erva-mate. Foram avaliados em experimento em blocos, sendo compostos por cinco tratamentos/manejos de plantas daninhas (Testemunha sem controle; Capina manual; Roçada; Herbicida; e, combinação entre herbicida e roçada). O experimento foi composto de quatro repetições. As parcelas eram constituídas de 16 plantas de erva-mate espaçadas 2x2m. Foi avaliada a produtividade comercial de folhas a cada 24 meses. A roçada e a capina manual foram às formas de manejo que proporcionaram maiores produtividades de folhas e ramos finos, sendo as práticas mais recomendadas em ervais adensados e com baixa altura de inserção de ramos e folhas. O uso do herbicida seja isolado ou combinado com outra prática de manejo de plantas daninhas proporcionou as menores produtividades comerciais de erva-mate.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ivo Jose Basso Junior 16-04-2021 16:35:18

Excelente artigo, esse conteúdo irá agregar bastante no agronegócio.

Foto do Usuário Ana Karoline Silva Sanches 16-04-2021 18:42:09

Artigo relevante que agrega a agricultara. Porém foi esquecido de elevar as potencias na exposição dosdados de análise de solo.

Foto do Usuário Alessandro Borini Lone 27-04-2021 15:21:37

Parabenizo os autores pelo excelente trabalho que muito vem à contribuir no manejo da cultura, reforçando práticas que evitam o uso de agrotóxico. Sugiro a inserção da discrição da análise estatística na metodologia.

Foto do Usuário Alexei De Campos Dianese 05-05-2021 17:11:18

eu gostaria de saber se foi utilizado algum tipo de protetor de deriva durante a aplicação do herbicida, pois parece que houve uma reação fitotóxica das plantas nos tratamentos com herbicida, o que teria impactado diretamente na produtividade.

Foto do Usuário Alessandro Higor Gomes Da Rocha 08-05-2021 20:58:32

Ótimo tema, parabéns pelo trabalho! É bem Importante essa análise que demonstra que nem sempre o herbicida é a solução como muita pessoas pensam.

Foto do Usuário Luis Alfonso Valencia Ponce 01-07-2021 13:00:28

Un enfoque interesante, motivador a buscar las características y especificaciones en función de la planta base para compaginarla dentro de los limites de otras plantas que afectan o benefician a la planta base, llevando a establecer una metodología de análisis y practica en la siembra. Excelente. Bravo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.