Perdas E Desperdícios De Frutas E Hortaliças Durante A Comercialização, Em Cametá, Pa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia agrícola e agronegócios

Acessos neste artigo: 488


Certificado de participação:
Certificado de Fagner Freires De Sousa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wanessa Shuelen Costa Araújo , André Vieira Da Costa , Abrão Dutra Da Costa , Vanda Alfaia Martins , Fagner Freires De Sousa , Daniele Fernanda Magalhães

ABSTRACT
As perdas e desperdícios de alimentos durante a cadeia de produção e distribuição é uma problemática central nas medidas de combate a fome e no aumento da renda, além de representar um desperdício dos recursos naturais utilizados na produção, requerendo, portanto, medidas que garantam sua redução. Nesse sentindo, o presente artigo traça um diagnóstico dos principais fatores relacionados às perdas e desperdícios de frutas e hortaliças durante a comercialização em Cametá, PA, a fim de estabelecer parâmetros para o planejamento de propostas de intervenção voltadas à sua redução. Adotou-se como metodologia a pesquisa quantitativa exploratória, utilizando-se da aplicação de questionários semiestruturados em 36 estabelecimentos que comercializam f&h, observação visual e aferição das f&h desperdiçadas em feiras, hortifrutis e supermercados da cidade de Cametá, PA. Os resultados demonstram que os principais fatores relacionados às perdas e desperdícios são más condições de transporte, armazenamento e exposição a venda, uma vez que pouco se faz uso da cadeia do frio. Os hortifrutis apresentam as maiores taxas de desperdícios durante a comercialização, com média de 54,300 kg por semana, enquanto os feirantes são os que menos desperdiçam. Os comerciantes demonstraram interesse em participar de palestras e oficinas voltadas a boas-práticas na comercialização de frutas e hortaliças. Assim, conclui-se que o diagnóstico permitiu identificar os principais fatores relacionados as perdas e desperdícios de f&h durante a comercialização em Cametá, dando base para a elaboração das ações educativas voltadas à sensibilização dos comerciantes e consequente redução das perdas.

Palavras-chaves: cadeia de comercialização; segurança alimentar; conservação de alimentos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adriano Augusto Bliska 06-05-2021 15:17:42

O tema abordado é muito importante. Seria interessante que os autores tentassem estimar monetariamente o valor do volume de perdas na comercialização de frutas e hortaliças identificadas em Cametá. Na Figura 1, quadrante A, achei estranhei o resultado mostrando que frutas e hortaliças não são comercializadas em supermercados daquele município. Os autores teriam alguma explicação para esse fato?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.