Importância dos Reguladores Vegetais: Brassinosteroide, Citocinina E Giberelina no Crescimento e Produtividade de Soja

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 305


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Arielle Gonçalves Abdala , Larissa Pacheco Borges , Víctor Alves Amorim , Lino Carlos Borges Filho , Millena Ramos Dos Santos , Brunno Nunes Furtado , Gabriel Henrique Ferreira De Lima , Fábio Santos Matos

ABSTRACT
O presente estudo teve como objetivo identificar os efeitos dos reguladores vegetais: brassinosteroide, citocinina e giberelina  na produtividade de grãos em plantas de soja. O trabalho foi conduzido em área de produção agrícola no municipio de Ipameri, Goiás em uma única safra. O plantio da cultivar ocorreu logo após as primeiras chuvas do mês de outubro quando a precipitação acumulada somou 80 mm. O experimento seguiu o delineamento em blocos casualizados com quatro tratamentos e cinco repetições, de forma que os reguladores vegetais foram misturados nas concentrações de 2 mg L-1 de citocinina, 2 mg L-1  de giberelina e 0,1 mg L-1 de brassinosteroides em recipiente único e aplicados em diferentes estádios fenológicos correspondentes aos tratamentos: Controle, V4, R5, V4+R5, cinco repetições e aplicados em volume de calda de 100 L ha-1. A mistura dos reguladores vegetaisincrementaram o crescimento e produtividade de plantas de soja com acréscimos de 250 kg ha-1 de grãos quando aplicados em V4+R5.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mayara Rodrigues Uchôa 20-04-2021 19:52:04

Parabéns pelo trabalho. Ótimo desenvolvimento e com uma discussão clara e consisa dos dados. Um tema extremamente relevante, afinal diante da vastidão de estudos acredito ainda se sabe pouco sobre os efeitos dos reguladores nos cultivares. Ficou bem acessível para a leitura de qualquer pessoa, inclusive daquelas que não são necessariamente da área.

Achei o trabalho muito bacana! O assunto é pertinente, está bem escrito, claro e objetivo. Vocês poderiam me dizer qual parâmetro utilizaram para estabelecer as doses dos hormônios vegetais?

Achei o trabalho muito bom . Cada dia que passa mais pesquisas vão trazendo conteúdos relevantes ao assunto de reguladores vegetais, com isso mais produtividade na cultura da soja. Qual estágio da planta é o ideal para o uso de reguladores vegetais?

Foto do Usuário érika Gonsalves Mafessoni 29-05-2021 16:39:22

Parabéns ao autores pelo trabalho! No estágio V4+R5 onde apresentou melhores efeitos dos reguladores vegetais, a dosagem foi divididas em cada estádio ou em cada estádio teve a mesma quantidade de reguladores?

Foto do Usuário Luana De Carvalho Catelan 10-06-2021 20:56:42

Bom trabalho, muito interessante e relevante. O trabalho esta bem escrito e de fácil entendimento. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Cleberton Correia Santos 06-07-2021 00:04:01

Parabéns a toda equipe pelo ótimo trabalho realizado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.