ZOONOSES E A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO JUNTO A ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Medicina Veterinária

Acessos neste artigo: 528


Certificado de publicação:
Certificado de Ellen Rayane Machado

Certificado de participação:
Certificado de Ellen Rayane Machado

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ellen Rayane Machado

ABSTRACT
As zoonoses são doenças transmissíveis dos animais ao homem, sendo um grande problema na Saúde Pública, 60% das doenças infectocontagiosas que afetam os seres humanos e cerca de 75% de doenças novas ou emergentes, em todo o mundo, são consideradas zoonoses. Este estudo teve por objetivo avaliar cento e trinta alunos de uma escola estadual de São José dos Campos – SP, que foram divididos em dois grupos, sendo: Grupo A: sessenta e cinco alunos do nono ano do ensino fundamental; Grupo B: sessenta e cinco alunos do terceiro ano do ensino médio. Os alunos responderam a um questionário constituído de vinte questões de múltipla escolha, sendo cinco questões referentes a diferentes doenças zoonóticas, sendo elas: complexo teníase/ cisticercose, esporotricose, leptospirose e raiva. Comparando-se os dois grupos, o grupo B revelou maior nível de conhecimento na primeira fase do teste (antes da palestra educativa), com 4,6% de resultados ótimos e 72,30% de resultados bons, enquanto o grupo A teve 1,50% de resultados ótimos e 55,40% de resultados bons; O grupo B também teve melhores resultados na segunda fase (depois da palestra), representados por 78,50% de resultados ótimos e 20% bons; enquanto o grupo A teve 50,70% de resultados ótimos e 43,10% de resultados bons. Logo, os alunos apresentaram expressiva melhora nos níveis de conhecimento após a abordagem dos temas, demonstrando a importância da conscientização dos mesmos que, posteriormente atuam como elementos fundamentais na diminuição da transmissão das zoonoses, e exercem um papel de multiplicadores da informação, sensibilizando diversas outras pessoas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Saquina Cassamo Rugunate 16-04-2021 09:53:14

O artigo é interessante e a leitura do texto flui devidamnete. Era importante esclarecer ao leitor a razão pela escolha apenas do 9º ano e da escola selecionada. Será que o tamanho da amostra selecionado é representativo?

Foto do Usuário Rodrigo Macagnan 16-04-2021 20:39:30

O trabalho apresenta um tema muito relevante, ainda mais pensando sobre a educação na fase inicial da vida, trabalho bem escrito e de fácil leitura

Foto do Usuário Andrei Dos Santos Souza 26-04-2021 20:39:32

Tema muito interessante. Acho que essa conscientização deve começar desde cedo já nas escolas. Parabéns pelo trabalho!! Como sugestão, seria interessante, ao final, ter dado aos alunos folders explicativos sobre o tema para que eles pudessem também mostrar aos familiares e passar esse conhecimento a diante.

Foto do Usuário Andressa Da Silva Alves 07-05-2021 11:44:57

Primeiramente gostaria de parabeniza-los por esse excelente trabalho, nós como médicos veterinários ou como estudantes de veterinária temos a responsabilidade de repassar nosso conhecimento, considerando o impacto positivo que isso gera na sociedade. Gostaria de perguntar se vocês tiveram alguma dificuldade durante algum processo do trabalho, como por exemplo no acesso a escola/alunos. Minha sugestão é que vocês continuem e levem as informações até a secretaria municipal de saúde e de educação, se possível. Parabéns novamente!

Foto do Usuário José Lima De Aragão 10-05-2021 11:50:03

O artigo contém uma Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussões, Conclusão e Referências Bibliográficas. Como bem colocado pelos autores Zoonoses são doenças e infecções naturalmente transmissíveis entre os hospedeiros vertebrados e o homem (OMS, 1958). Classificam-se de acordo com seu agente etiológico, que incluem os vírus, as bactérias, os fungos, os protozoários, príons, rickéttsias ou ácaros. Isto representa a sua importância e o leque de eventos zoosanitário que ocorre em todo o mundo. Recebendo várias denominações como: Antropozoonoses – doenças próprias de animais que são transmitidas aos homens e perpetuadas pela transmissão entre animais. Zooantroponoses – doenças que são perpetuadas pela transmissão entre seres humanos, podendo eventualmente acometer animais. Saprozoonoses – quando o agente passa por transformações no ambiente externo sem parasitas. Metazoonoses – quando o agente passa por um hospedeiro invertebrado para que o seu ciclo se complete. Entre outras tantas definições. Parabeniza-se os autores pela a iniciativa de aplicar este tipo de estudo em escolas fundamentais, pois lá é aonde estar os principais aprendizados e comportamentos educacionais que modificam a vida dos alunos, estabelecendo conhecimento de bons convívios e respeito a sociedade na qual estão inseridos. Neste tipo de estudo é interessante que se acrescente informações básicas sobre vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, bem como, de laboratório, formando o pentágono da Vigilância em Saúde. Pergunta-se o seguinte: foi possível perceber o nível de interesse dos alunos em participar desse tipo de pesquisa? Esquivaram-se para não participar da pesquisa? A pesquisa foi realizada com alunos selecionados?

Foto do Usuário Marcos Antonio Garlini 13-05-2021 23:02:45

Parabéns pelo trabalho apresentado!!! A sugestão que segue é fazer um projeto de conscientização de divulgação nessa escola, bem como todo o município. A pergunta que se segue é: quais os parâmetros para a escolha de alunos do 9° ano do fundamental com alunos do 3° ano do ensino médio? Parabéns novamente!!!

Foto do Usuário Joelma Moura Alvarez 14-05-2021 18:26:37

O trabalho é fundamental, na realidade todas as escolas deveriam receber um treinamento em saúde pública por parte das prefeituras, como é feito com o PROERD. Parabéns!

Foto do Usuário Joelma Moura Alvarez 14-05-2021 18:26:37

O trabalho é fundamental, na realidade todas as escolas deveriam receber um treinamento em saúde pública por parte das prefeituras, como é feito com o PROERD. Parabéns!

Foto do Usuário Jaislânia De Jesus Nunes 11-06-2021 21:58:41

Achei o trabalho muito interessante. É muito importante essa conscientização dos alunos, parabéns! Qual o critério usado na escolha das turmas?

Foto do Usuário Andréa Matta Ristow 18-06-2021 13:56:47

Tema de muita importância. Gostaria de saber qual o critério utilizado para definir os dois grupos pesquisados?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.