PROPOSTA DE USO SUSTENTÁVEL DA TERRA NA COMUNIDADE SÃO TOMÉ, RIO PACAJÁ, PORTEL-PA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sustentabilidade ambiental

Acessos neste artigo: 391


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcela Palheta De Oliveira , Ediane Lima Da Silva , Lívia Cristina Aves Nunes

ABSTRACT
O solo é um dos recursos naturais de suma importância para os seres vivos. É nele que que se desenvolvem os vegetais, que por sua vez, são a base alimentar de diversos animais. No entanto, a utilização do solo, seu manejo, não tem sido muito favorável para a manutenção sua fertilidade. Na Amazônia o manejo inadequado tem sido praticado a muitos anos, por diferentes agentes, entre eles os produtores de pequenas propriedades rurais, trazendo impactos a longo prazo. Portanto, o trabalho objetivou analisar os impactos ambientais. Deste modo, é de grande importância investigar como os vestígios deste histórico degradante de uso da terra na Amazônia impacta, os povos que nela residem. Neste sentido, este trabalho objetiva realizar uma análise do uso do solo pelas famílias da comunidade São Tomé, rio Pacajá/Sumaúma, Portel-PA, afim de compreender qual a relação destes indivíduos com a terra e propor algumas estratégias de uso sustentável da mesma, que seriam de grande valia. Tanto para a melhoria das condições ambientais no local como também promover possível melhor geração de renda nesta localidade. Logo, foi realizada uma pesquisa em campo, vivenciando as atividades desenvolvidas pelos produtores, onde foi possível verificar a forma inadequada de utilização e manejo do solo, para a produção de mandioca, principalmente, apresentando as estratégias de uso sustentável da terra.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rosana Teixeira De Jesus 23-04-2021 12:15:23

Primeiramente, parabéns pelo tema abordado, nossos agricultores agradecem! Sugiro inserir na proposta, o acompanhamento de órgãos públicos que atuam na Assistência Técnica, como EMATER e Secretaria de Agricultura do município. Em relação à implantação dos Saf´s é interessante deixar bem claro no texto, a utilização de espécies nativas da região.

Foto do Usuário Roger E. Sotolongo Falcón 16-06-2021 11:59:05

Muy interesante el trabajo. Ojalá y pudiera lograrse todo lo que proponen y poder rescatar la verdadera Amazonia, tan maltratada por muchos. Y que todo sea en beneficio de sus habitantes. Felicitaciones.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.