artigos
Convibra Conference - Avaliação do processo logístico das Casas Bahia: Uma análise da terceirização do transporte
Avaliação do processo logístico das Casas Bahia: Uma análise da terceirização do transporte

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 109


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Guilherme Bragheroli Cunha

ABSTRACT
Este projeto objetivou estudar/avaliar o processo logístico das Casas Bahia, com foco na análise da terceirização do transporte. Irei analisar a história da empresa, suas estratégias competitivas, bem como os fatores chave da cadeia de suprimentos. A análise da terceirização do transporte resultou em redução de custos, eliminação de ociosidade da frota, concentração no negócio, entre outros resultados alcançados pela empresa. Atualmente a Casas Bahia possui potencial para atingir vários públicos-alvo, facilidades de pagamento e variedades de produtos, assim criando diferenciais competitivos perante a concorrência. Os principais resultados alcançados com a terceirização do transporte foram: concentração no negócio, redução de imposto de renda, redução de burocracia, redução de espaço físico, eliminação da ociosidade da frota e transferência de investimentos e custos fixos para terceiros. A empresa consegue alinhar a sua estratégia com a cadeia de suprimentos, todas as áreas da empresa trabalham integradamente fazendo com que as informações cheguem igualmente para todos.
Palavras-chave: Casas Bahia, Processo logístico, terceirização do transporte.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Manoel Gonçales Filho 27-05-2021 09:56:10

Realmente a terceirização proporciona a redução de muito dos custos fixos. Parabéns pela pesquisa.

Foto do Usuário Fábio Braun 24-10-2021 19:46:40

O tópico que apresenta o resumo está bem detalhado e coerente. Contudo, como sugestão recomenda-se redigir o texto de modo impessoal, haja vista se tratar de uma pesquisa acadêmico-científica. Dessa forma, sugere-se revisar a ortografia e gramática no tópico em questão. No capítulo que aborda a introdução é recomendável realizar uma revisão das normas ABNT referente à forma de realizar as citações. No mais, este tópico está adequado e coerente. A respeito do capítulo que trata da revisão da literatura e os respectivos subtópicos, o conteúdo apresentado pode ser melhor estruturado para dar maior coesão e coerência ao texto. Nesse contexto, recomenda-se que a ênfase seja maior nas citações indiretas, de modo a propiciar maior fluidez ao texto elaborado. Outro ponto que merece destaque é a ausência de referencial teórico mais atualizado e oriundo de artigos científicos. Como sugestão seria interessante adicionar à revisão da literatura algumas pesquisas mais atualizadas sobre o tema, não se restringindo às pesquisas contidas em livros, mas utilizando também pesquisas provenientes de artigos publicados em congressos e periódicos acadêmicos. É importante destacar que o tópico de revisão da literatura deve focar em apresentar as contribuições existentes que corroboram com o tema pesquisado, citando-as adequadamente conforme as normas ABNT para trabalhos acadêmicos. O capítulo 3 que trata da metodologia precisa ser mais detalhado. Dessa forma, é imprescindível apresentar os aspectos metodológicos mais relevantes, tais como tipo de pesquisa, coleta e tratamento dos dados, universo e amostra, método de análise, perguntas realizadas, dentre outros. Como sugestão, seria importante consultar as bibliografias que tratam dos aspectos técnicos da construção metodológica para trabalhos acadêmicos. O capítulo sobre resultados e discussão precisa ser mais aprofundado, pois carece de informações que permitam analisar com clareza a situação da empresa após o processo de terceirização. Nesse contexto, as informações no cenário final também não esclarecem os resultados indicados. Recomenda-se detalhar melhor os tópicos mencionados. Ademais, as conclusões apresentadas não encontram suporte suficiente nos tópicos de metodologia, situação inicial e final, bem como no que tange à análise e discussão dos resultados. Em resumo, o tema interessante e atual. Entretanto, sugere-se tão somente detalhar melhor os tópicos de metodologia e resultados para evidenciar adequadamente as conclusões elencadas no artigo e provenientes da proposta inicialmente delineada para essa pesquisa. Sendo assim, o conteúdo é relevante, de modo que precisa apenas melhorar a maneira como as informações pesquisadas estão sendo apresentadas.

Foto do Usuário Karen Aparecida Ferreira 26-10-2021 07:50:52

O tema abordado em questão é extremamente atual e relevante. Todavia, sua abordagem deveria ser revista, assim como a escrita.

Foto do Usuário Gustavo Luna De Melo Jorge 01-11-2021 18:43:23

O tema tratado vai além de um estudo. É, na verdade, a introdução teórica de um mercado em expansão - as entregas terceirizadas. Grande parte dos grandes grupos não tem frota própria para entrega e nem te pretensão de perder o foco fazendo este serviço. Do ponto de vista formal, o trabalho apresenta deficiências de estrutura e pesquisa. Entendo que é um bom tema, mas não utiliza os recursos bibliográficos disponíveis e necessários para endossar o resultado observado.

Foto do Usuário Eder Luz Xavier Dos Santos 26-11-2021 19:56:32

O trabalho carece de melhoras na escrita, visto que não se faz uso de termos pessoais em trabalho científicos. Não apresentou dados reais da empresa estudada, não consegui entender o trabalho. Sugiro que seja refeito. A qualidade está muito abaixo de um artigo científico. Para trabalhos futuros, sugiro que reveja a metodologia e coleta de dados. Quando se lê o título, causa um certo interesse, porém, quando se lê o trabalho, não se consegue identificar o que os autores querem dizer.

Foto do Usuário Maria Alejandra Bonilla 30-11-2021 11:48:10

Achei que o valor do seu trabalho está no tema escolhido e na pesquisa de campo. Concordo com os comentários anteriores quanto à escrita e revisão de literatura. Apesar de você mencionar autores representativos da área, seu trabalho ficaria ainda mais rico se forem incluídos artigos selecionados a partir de uma revisão de literatura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.