AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO NA CULTURA DA MANGUEIRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 418


Certificado de publicação:
Certificado de Edimir Xavier Leal Ferraz

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos André De Souza Sá , Isaac Lima Simões De Vasconcelos , Edimir Xavier Leal Ferraz , Roberto Elias Dos Santos , Antônio Henrique Cardoso Do Nascimento , Raquele Mendes De Lira

ABSTRACT
A agricultura depende essencialmente de água de qualidade para atender as necessidades hídricas das culturas e em quantidades superiores a qualquer outra atividade humana. Neste contexto, o estudo tem como objetivo avaliar um sistema de irrigação por microaspersão na cultura manga localizado na região do vale do São Francisco em Petrolina Pernambuco, e mostrar os coeficientes de uniformidade  (CUC) e coeficiente de distribuição (CUD), para isso foi adotada a metodologia de Keller & Karmeli (1975) a qual consiste em analisar as 4 linhas de cultivo (primeira linha, linha situada a 1/3 da origem, linha situada a 2/3 da origem e última linha) e quatro emissores por linha (primeiro emissor; emissores a 1/3, 2/3 e último emissor), totalizando assim 16 emissores. O sistema de irrigação por microaspersão, apresentou boa uniformidade de distribuição de água e bons índices de (CUC) e (CUD) classificados como excelentes e eficiência classificado como boa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andrey Luis Bruyns De Sousa 14-04-2021 11:03:32

O trabalho como um todo é simples, mas mesmo assim interessante, carece de uma revisão ortográfica de algumas palavras que ficaram mal escritas.

Muito bom o trabalho parabéns aos envolvidos! Excelente.

Foto do Usuário Rosilene Gomes De Souza Pinheiro 16-04-2021 21:34:09

Tema bastante importante e enriquecedor para o ramo da Irrigação.

Foto do Usuário Milena Rodrigues Luz 13-05-2021 22:22:06

Apesar de sucinto, bom trabalho! Parabéns aos envolvidos e pelo trabalho incentivador!

Foto do Usuário Antonio Ricardo Santos De Andrade 10-06-2021 18:57:31

Prezados, parabéns pelo trabalho desenvolvido. Avaliação do funcionamento do sistema de irrigação é uma importante prática que possibilita a coleta de dados e informações, proporcionado melhores tomadas de decisões para o uso da água e manutenção do sistema de irrigação. O artigo apresenta metodologia e resultados bem detalhados que irão contribuir para o campo científico. Abaixo sugiro algumas modificações para adequações à revista e incremento da qualidade do artigo: 1. Atualização das referências na introdução e discussão (preferência para os últimos 5 anos) 2. Resumo: apresentar com mais detalhes as conclusões do trabalho. -Palavras-chave: acrescentar ''Mangueira'' nome científico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.