PRODUÇÃO DE MUDAS DE MARACUJÁ AMARELO AZEDO EM DIFERENTES SUBSTRATOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 443


Certificado de publicação:
Certificado de Walter Aparecido Ribeiro Júnior

Certificado de participação:
Certificado de Walter Aparecido Ribeiro Júnior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Walter Aparecido Ribeiro Júnior , Luana Taina Machado Ribeiro , Júlia Pedroso Dias , Ítala Menegon Castilho , Jean Carlo Baudraz De Paula , José Victor Freitas Dos Santos , Gabriel Danilo Shimizu , Hugo Roldi Guariz

ABSTRACT
A produção de mudas de qualidade é uma das etapas primordiais para o sucesso da produção de maracujá amarelo azedo e, para tal, a escolha do substrato adequado deve ocorrer de forma a proporcionar o bom desenvolvimento das plantas. Assim, objetivou-se estudar cinco substratos na produção de mudas de maracujá amarelo azedo. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos casualizados com cinco tratamentos (Mecplant HF1; Mecplant orgânico®; Vermiculita; Carolina Soil® e areia) em quatro blocos com dez plantas cada. Foi avaliado a porcentagem de emergência em cada avaliação, no total de 16 avaliações; o índice de velocidade de emergência (IVE); o tempo médio de emergência e a velocidade de emergência. Foi observado que todos os tratamentos foram superiores à areia em relação a emergência ao longo do tempo e o índice de velocidade de emergência. Não foi observado diferença no tempo médio de emergência e na velocidade de emergência. Pode-se concluir que todos os substratos, exceto a areia, podem ser utilizados na produção de mudas de maracujá amarelo azedo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Vitor Barbosa De Oliveira 09-04-2021 19:58:59

Qual o custo beneficio de cada substrato? Existe algum mais indicado para o cultivo orgânico? Visto que a ultima portaria publicada para o cultivo de orgânicos sugere o maior uso de mudas orgânicas também.

Foto do Usuário Maria Amalia Brunini 19-04-2021 14:53:07

Primeiramente, gostaríamos de parabenizar os autores pelo trabalho. Mas gostaríamos que explicasse mais detalhes sobre porque a areia não foi adequada.

Foto do Usuário Sabrina Pariz 21-04-2021 11:18:39

Excelente Trabalho, Parabéns aos autores. Qual substrato comercial seria o mais viável para o produtor em relação ao custo? Se misturasse a areia com algum desses substratos poderia ter um resultado mais significativo, como uso da areia? Obrigada

Foto do Usuário Andrei Dos Santos Souza 26-04-2021 20:49:57

Tema de grande relevância para a horticultura e principalmente para aqueles que estão começando na atividade com o maracujá. Parabéns pelo trabalho!! Quanto as sementes usadas, tiveram algum problema com dormência das mesmas? Se sim, qual método foi usado para superar esse fator?

A proposta do trabalho é interessante no que diz respeito a produção de mudas, porém sugiro que os autores discutam mais acerca da diferença apresentada entre o tratamento que utiliza areia e o tratamento que utiliza a vermiculita como substrato. Os dois tratamentos apresentam propriedades semelhantes, o que não explica as diferenças na geminação encontrados no trabalho.

Foto do Usuário Giovani Caprioli Garcia 13-05-2021 20:48:20

Primeiramente gostaria de deixar minhas congratulações aos autores pelo trabalho redigido, linguagem muito clara e fácil compreensão. Ademais, peço-lhes a licença para fazer algumas perguntas. Sobre os teste feitos no software R, para a normalidade dos erros, foi-se utilizado o teste de Shapiro-Wilk. Gostaria de saber se seria possível ao invés desse, utilizar o teste de Kolmogorov-Smirnov com essa mesma finalidade? E se possível, já poderia ser uma segunda maneira de incorporar essa análise nos dados. Por último, algo que também me chamou atenção foi referente a baixa produtividade de maracujá no substrato areia. Não foi acrescentado nenhum adubo para que se obtivesse maior desenvolvimento da muda neste substrato? Caso não, seria interessante fazer esta testagem de areia em conjunto com outro adubo, como Vermiculita, para analisar essa produtividade. Obrigado!

Foto do Usuário Lucas Rodrigues Da Silva 14-05-2021 21:35:08

Parabéns aos autores pelo trabalho. Gostaria de saber qual substrato se sobressai em termos de viabilidade econômica?

Foto do Usuário Juliana Aparecida Souza 08-06-2021 21:46:33

Parabéns, excelente trabalho! Muito bem escrito e bem explicado.

Foto do Usuário Fernanda Macedo Ferreira 09-06-2021 23:12:49

Excelente contribuição. Qual foi o custo desses substratos? O custo é um dos principais fatores levados em consideração na hora de adquirir um substrato, um detalhamento sobre o custo benefício somaria ao notável trabalho.

Foto do Usuário Joelma Mendes De Carvalho 10-06-2021 22:29:51

parabéns ao autores pelo excelente trabalho. sugestão, poderiam dar continuidade ao trabalhos utilizando outros parâmetros para avaliação, como numero de folhas, altura..

Foto do Usuário Luís Otávio De Lacerda Meloni 15-06-2021 21:59:00

Muito bem escrito e bem explicado. Entretanto Gostaria de saber qual substrato se sobressai em termos de viabilidade econômica?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.