Percevejos em pomares de pitaya de Santa Catarina: Primeiro relato de Largus humilis atacando plantas do gênero Hylocereus

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 660


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sabrina Angela Cassol , Marcelo Mendes De Haro , Alessandro Borini Lone

ABSTRACT
A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, pertence, em sua maioria, aos cactos do gênero  Hylocereus. Nos últimos anos, o cultivo deste fruto no estado de Santa Catarina vem aumentado a cada ano, predominando em pequenas propriedades como diversificação de outras atividades ou mesmo como atividade principal. Dentre os principais entraves, por se tratar de uma cultura nova, mesmo ao nível de Brasil, pouco se sabe sobre os insetos associados à cultura. Sendo assim, objetivou-se esclarecer o agente causal dos danos causados em cultivos de pitaya de Santa Catarina, identificando a espécie e possíveis riscos da presença da mesma. Foram avaliadas plantas em pomares comerciais localizadas na região norte e sul de Santa Catarina. Durante as amostragens foi identificada pela primeira vez a espécie de percevejo Largus humilis (Drury, 1782) (Hemiptera: Largidae) atacando pitaya em Santa Catarina. Causa danos principalmente nos frutos em maturação, devido ao seu hábito sugador,  os mesmos apresentam cicatrizes originárias das puncturas, inúmeras pontuações que se tornam enegrecidas, formando uma cicatriz espessa e diminuindo seu valor de mercado. Além disso quando o ataque acontece em frutos em desenvolvimento ou botões florais pode haver murcha e consequente aborto da referida estrutura. Estes insetos podem também atacar brotações novas e brácteas, causando problemas de desenvolvimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daiane Bernardi 14-04-2021 16:10:36

O reconhecimento precoce de pragas potenciais é de grande importancia, principalmente para culturas em acensão no estado de SC como a Pitaya. Como sugestão: O próximo passo é reconhecer o nível de Dano econômico desta praga.

Foto do Usuário Roberta Thiago 24-04-2021 18:43:39

Ao meu ver o tema apresentado é extremamente interessante e importante, visto que existem poucos estudos sobre o manejo de insetos-pragas da Pitaya no Brasil e esta vem mostrando-se um fruto bastante rentável. Quais são as principais táticas de manejo fitossanitário implementadas nessa cultura atualmente? Como sugestão, acredito que a apresentação de alguns dados numéricos enriqueceria ainda mais o estudo.

Foto do Usuário Silvana Aparecida De Souza 17-05-2021 11:58:47

Muito bom o trabalho, relevante para o meio científico.

Foto do Usuário Alirya Magda Santos Do Vale Gomes 25-05-2021 13:19:14

Trabalho interessante, importante e que abrange uma cultura de relevância para o estudo de insetos. sugestão inserir período correspondente a cada fase de coleta e quantidades de coleta por fase. Os danos foram observados durante a coleta dos insetos? Seria interessante adicionas no escrito nos resultados.

Foto do Usuário Franciely Da Silva Ponce 08-06-2021 15:57:40

O trabalho é relevante, descrevendo uma praga em potencial para o cultivo de pitaya, está bem escrito.

Foto do Usuário Ricardo Sant'anna Martins 08-06-2021 16:12:32

Interessante levantamento para técnicos e produtores em campo.

Foto do Usuário Luciana Coelho Vilela 08-06-2021 16:26:09

Trabalho bastante importante para a cadeia produtiva da pitaya, principalmente em Santa Catarina. Existe alguma possibilidade de controle?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.