Registro do percevejo Zicca annulata (Burmeister, 1835) em cultivos de pitaya no estado de Santa Catarina

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 430


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luciana Coelho Vilela , Marcelo Mendes De Haro , Alessandro Borini Lone

ABSTRACT
A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, pertence, em sua maioria, aos cactos do gênero  Hylocereus. Nos últimos anos, o cultivo deste fruto no estado de Santa Catarina vem aumentado a cada ano, predominando em pequenas propriedades como diversificação de outras atividades ou mesmo como atividade principal. Dentre os principais entraves, por se tratar de uma cultura nova, mesmo ao nível de Brasil, pouco se sabe sobre os insetos associados à cultura. Sendo assim, objetivou-se esclarecer o agente causal dos danos causados em cultivos de pitaya de Santa Catarina, identificando a espécie e possíveis riscos da presença da mesma. Foram avaliadas plantas em pomares comerciais localizadas na região norte e sul de Santa Catarina. Durante as amostragens foi identificada pela primeira vez a espécie de percevejo Zicca annulata (Burmeister, 1835) atacando pitaya em Santa Catarina. Causa danos principalmente nos frutos em maturação, devido ao seu hábito sugador,  os mesmos apresentam cicatrizes originárias das puncturas, inúmeras pontuações que se tornam enegrecidas, formando uma cicatriz espessa e diminuindo seu valor de mercado. Além disso quando o ataque acontece em frutos em desenvolvimento ou botões florais pode haver murcha e consequente aborto da referida estrutura. Estes insetos podem também atacar brotações novas e brácteas, causando problemas de desenvolvimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Guilherme Garcia Vernier 08-04-2021 19:18:59

O trabalho se apresenta de grande valia, bem esclarecido de grande importância tendo em vista identificar as pragas em novos cultivos no Brasil.

Foto do Usuário Roldão Carlos Andrade Lima 15-04-2021 11:14:33

Trabalho relevante, bem escrito e com forte potencial para publicação em revista científica.

Trabalho bem escrito e bem formatado (faltaram alguns itálicos e espaços mas nada que prejudique). Imagens boas. Trabalhos como esse, de comunicação de observação de pragas em culturas ou lugares que até então não vinham sendo afetados, são de suma importância. Reitero o comentário sobre a relevância de ser publicado como artigo.

Foto do Usuário Natalia Pereira De Melo 16-04-2021 19:34:07

Parabéns pelo trabalho! Desenvolvimento do texto e apresentação dos resultados bastante relevantes ao tema.

Foto do Usuário Verônica Maiara Rosa Novais 10-05-2021 20:40:40

Tema de grande importância tanto para o cultivo de Pitaya como para o controle de pragas nessa cultura, meus parabéns!

Parabéns pelo trabalho, pesquisa científica atual e muito relevante para o tema.

Foto do Usuário Ricardo Sant'anna Martins 08-06-2021 16:14:29

Excelente trabalho. Importante para as bases da pesquisa e extensão rural em Santa Catarina, onde a pitaya é cultivada.

Foto do Usuário Sabrina Angela Cassol 08-06-2021 16:22:36

Excelente trabalho. Estes levantamentos são muito importantes para o desenvolvimento de programas de manejo integrado de pragas.

Foto do Usuário Nayana Rodrigues De Sousa 18-06-2021 16:07:57

Parabéns pelo trabalho!!! É importante trabalhar com a pitaya e as pragas que acometem a mesma, não tem muitos estudos voltados para isso. Bom trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.