Primeiro relato de Edessa meditabunda em cultivos catarinenses de pitaya

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 416


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ricardo Sant'anna Martins , Marcelo Mendes De Haro , Alessandro Borini Lone

ABSTRACT
O gênero Hylocereus detém as principais cactáceas produtoras do fruto conhecido como pitaya. Nos últimos anos, o cultivo deste fruto no estado de Santa Catarina vem aumentado a cada ano, predominando em pequenas propriedades como diversificação de outras atividades ou mesmo como atividade principal. Dentre os principais entraves, por se tratar de uma cultura nova, mesmo ao nível de Brasil, pouco se sabe sobre os insetos associados à cultura. Sendo assim, objetivou-se esclarecer o agente causal dos danos causados em cultivos de pitaya de Santa Catarina, identificando a espécie e possíveis riscos da presença da mesma. Foram avaliadas plantas em pomares comerciais localizadas na região norte e sul de Santa Catarina. Durante as amostragens foi identificada pela primeira vez a espécie de percevejo Edessa meditabunda (Fabricius, 1794) (Hemiptera: Pentatomidae) atacando pitaya em Santa Catarina. Causa danos principalmente nos frutos em maturação, devido ao seu hábito sugador,  os mesmos apresentam cicatrizes originárias das puncturas, inúmeras pontuações que se tornam enegrecidas, formando uma cicatriz espessa e diminuindo seu valor de mercado. Além disso quando o ataque acontece em frutos em desenvolvimento ou botões florais pode haver murcha e consequente aborto da referida estrutura. Estes insetos podem também atacar brotações novas e brácteas, causando problemas de desenvolvimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Do Nascimento Rocha 16-04-2021 16:23:55

Edessa meditabunda é um inseto que já apresenta algum tipo de método de controle populacional? seria interessante mencionar no texto. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Vanusa Araujo Dos Santos 18-04-2021 11:41:54

Parabéns pelo trabalho! Qual cultura antecedente cultivada nesta área? Qual ambiente a cultura em estudo foi cultivada(campo, casa de vegetação área experimental...)? Como sugestão: faltou a informação de onde foi realizado a pesquisa.

Foto do Usuário Guilherme Debiazi Beloni 05-06-2021 20:02:13

Visto que algumas culturas frutíferas e hortaliças tem poucos produtos fitossanitários registrados, é de extrema importância este estudo com ataque de pragas, bem como a divulgação para que seja liberado um método de controle de modo que os produtores não tenham grandes prejuízos no médio prazo.

Foto do Usuário Luciana Coelho Vilela 08-06-2021 16:25:10

Excelente trabalho. De grande relevância para programas de manejo integrado de pragas.

Foto do Usuário Rodrigo Martins Soares 11-06-2021 06:36:01

Parabéns pelo trabalho! Como sugestão, poderia ter sido citado se houve preferência dos insetos pelas diferente espécies de pitaya. Como pergunta, houve algum dano na polpa da fruta?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.