artigos
Convibra Conference - Análise do uso da terra considerando as faces do terreno na bacia do Rio Piracicaba em Minas Gerais
Análise do uso da terra considerando as faces do terreno na bacia do Rio Piracicaba em Minas Gerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia

Temas Correlatos: Sustentabilidade ambiental;

Acessos neste artigo: 64


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rafael Aldighieri Moraes

ABSTRACT
Diversos fatores influenciam as interações do meio ambiente, sejam antrópicas ou naturais. Em um contexto de bacia hidrográfica, o uso da terra pode causar tanto conservação como degradação ambiental, diminuindo a fertilidade dos solos e disponibilidade hídrica. Dentre os vários fatores, o objetivo deste trabalho foi avaliar se o aspecto do terreno (direção da declividade) afeta o tipo de uso da terra, já que no caso de regiões montanhosas, pode prejudicar a disponibilidade solar. Os resultados indicam que há um predomínio das áreas antropizada (pastagens, floresta plantada, agricultura) com faces do terreno voltada para norte e áreas naturais (formação florestal) em faces sul. Somente pastagem, 64% ocupa faces norte e formação florestal, 58% das faces sul. Provavelmente pela área de estudo pertencer a uma região ondulada e montanhosa, e próximo do trópico de capricórnio, áreas com face norte recebem mais radiação solar direta, tornando-se mais produtivas e assim mais antropizada.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jone Lucas Medja Ussalu 24-04-2021 23:14:01

Tema interessante, texto bem alinhado. Os resultados indicam que embora haja maior atividade antrópica nas faces voltadas para o norte, o percentual de uso em relação as faces ao sul é relativamente significativo. Pelo que, para futura pesquisa recomendaria que se incluisse dados sobre os rendimentos da agricultura praticada nas duas áreas, caso existam. A análise comparativa desses dados reforçaria a hipótise lavantada neste estudo. Pergunta para reflexão: Assumindo que a face voltada ao sul recebe menos radiação solar, que tipo de culturas recomendaria que fossem desenvolvidas nesses terrenos de modo a aproveitar seu potencial?

Foto do Usuário Alessandro Higor Gomes Da Rocha 08-05-2021 18:16:35

Ótimo tema sendo importante como auxílio para tomada de decisão de uso da terra. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Thamires Da Silva 14-05-2021 04:51:31

Olá, devo parabenizá-lo pelo excelente trabalho! Ao me deparar com o estudo desenvolvido, notei que os aspectos geomorfológicos funcionam como uma ponte diante a declividade e ocorrências erosivas e predatórias, logo, com a utilização do planejamento ambiental nas áreas antropizadas com faces do terreno mais voltado ao norte, torna-se possível converter o cenário e tornar o ambiente menos degradado por ações humanas, ainda mais considerando a presença de uma bacia hidrográfica na região. Ademais, considerando a outra área de estudo, se possível especificar, quais seriam as atividades de uso da terra mais assertivas em regiões onduladas e montanhosas com pouco recebimento de radiação solar, visto que os solos são menos produtivos?

Foto do Usuário Denilson Dortzbach 25-05-2021 16:50:20

Parabéns pelo trabalho. Foi realizada a análise da declividade também ou apenas a orientação da encosta?

Foto do Usuário Denilson Dortzbach 25-05-2021 16:53:25

Parabéns pelo trabalho. Chegou a fazer análise da declividade ou apenas orientação da encosta?

Foto do Usuário Kleber 07-06-2021 12:27:17

Parabéns ao trabalho. Mais um trabalho utilizando os resultados do Mapbiomas, um dado que veio realmente para quebrar tabus, sendo disponibilizado gratuitamente e gerando diversas opões de análises em todo território nacional.

Parabéns aos autores pela pesquisa! Trabalho muito bem escrito e com excelentes resultados, podendo ter aplicabilidade em outras áreas.