artigos
Convibra Conference - ANÁLISE EXPLORATÓRIA DO GRAU DE GESTÃO DAS EMPRESAS RURAIS CAFEEIRAS NO ESTADO DE RONDÔNIA, BRASIL
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DO GRAU DE GESTÃO DAS EMPRESAS RURAIS CAFEEIRAS NO ESTADO DE RONDÔNIA, BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Temas Correlatos: Economia agrícola;

Acessos neste artigo: 35


Certificado de participação:
Certificado de Érika Gonsalves Mafessoni

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flávia Maria De Mello Bliska , Antonio Bliska Júnior , Érika Gonsalves Mafessoni

ABSTRACT
Os primeiros cultivos comerciais de café no estado de Rondônia datam da década de 1970. Inicialmente baseada em lavouras de café arábia (Coffea arabica), hoje a cafeicultura do Estado se concentra no café robusta (Coffea canephora). Ainda que represente anualmente cerca de 15,0% do volume total de café robusta produzido no Brasil, a cafeicultura do estado se destaca pelo número de propriedades cafeeiras, predominantemente familiares e de pequeno porte, que representam 7,0% das propriedades cafeeiras brasileiras. Um sistema de gestão acurado é muito importante para a sustentabilidade dessa atividade, principalmente diante dos desafios observados nos processos de sucessão familiar. Este estudo realiza um levantamento exploratório para identificar o nível de gestão das empresas cafeeiras do estado de Rondônia e identifica os indicadores que tem contribuído com maior peso para os níveis de gestão observados, visando orientar atividades voltadas à promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento regional. O estudo baseia-se no Método de Identificação do Grau de Gestão – MIGG e estatísticas descritivas. Os resultados apontam para amplo potencial de crescimento das práticas de gestão na cafeicultura do estado de Rondônia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andrey Luis Bruyns De Sousa 14-04-2021 13:49:18

Parabéns pelo trabalho, como um todo está bem redigido e claro, como contribuição, o tópico conclusão, talvéz fosse melhor se susbstituído por Considerações finais. Mas deixo isso a critério dos autores.

Foto do Usuário Rafaele Almeida Munis 14-04-2021 14:15:32

Parabéns pelo excelente trabalho! Gostaria de ressaltar a importância do estudo para o desenvolvimento da cafeicultura no estado de Rondônia, conseguinte, da economia agrícola local. Talvez, um dos objetivos do estudo seja, inclusive, a promoção de medidas de incentivo do governo para manutenção dos pequenos produtores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.