artigos
Convibra Conference - DESEMPENHO DE FRANGOS SUBMETIDOS A DIETAS CONTENDO DIFERENTES NÍVEIS DE FARELO DE RAIZ DE MANDIOCA
DESEMPENHO DE FRANGOS SUBMETIDOS A DIETAS CONTENDO DIFERENTES NÍVEIS DE FARELO DE RAIZ DE MANDIOCA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 34


Certificado de publicação:
Certificado de Bianca Lima Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bianca Lima Ferreira , Daniel Dario De Oliveira Nunes , Daniela Aguiar Penha Brito , Hiago Soares De Sousa , Igor Lopes

ABSTRACT
A avicultura industrial brasileira ocupa posição de destaque no cenário mundial de produção e exportação de carne. Com objetivo de manter esse patamar, o setor agropecuário busca adotar estratégias para tornar a produção cada vez mais eficiente e com menor custo. Uma das estratégias é a utilização de ingredientes alternativos na alimentação das aves produzindo rações mais eficientes. A mandioca surge como uma fonte viável para inclusão nas rações de aves no Brasil, pois se trata de uma cultura amplamente difundida e rica em amido altamente digerível. Esse projeto objetivou avaliar o desempenho de frangos de corte submetidos a alimentação contendo diferentes níveis de inclusão do farelo de raiz de mandioca (FRM) na alimentação de frangos de corte. Foi conduzido um delineamento experimental inteiramente ao acaso (DIC), sendo as aves distribuídas em quatro tratamentos (0%; 7,5%; 15%, 22,5% de inclusão de FRM) e quatro repetições de 16 aves cada. Foram formulados três programas de alimentação conforme a fase inicial, de crescimento e final. Os parâmetros avaliados foram ganhos de peso (GP), consumo médio de ração (CMR), conversão alimentar (CA), viabilidade e o custo da alimentação. As aves de corte que tiveram a dieta com inclusão de 7,5% do FRM apresentaram maior ganho de peso médio, maior consumo de ração e os melhores índices de eficiência econômica em relação aos tratamentos com maior nível de inclusão. O farelo de raiz de mandioca pode ser utilizado na dieta de frangos de corte até o nível de 7,5%, sem comprometer o desempenho zootécnico das aves e com menor custo econômico da ração em programas de alimentação.
Palavras-chave: avicultura, Manihot esculenta, rendimento, peso, carcaça, custo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Piffer De Borba 16-04-2021 14:19:06

Excelente trabalho, parabéns aos autores, muito bem escrito. Como sugestão, deixo a redução do total de páginas.

Foto do Usuário Jakciane Andrieli De Miranda Foss 16-04-2021 14:41:38

Tema bastante interessante e trabalho bem redigido. Observei que o número de páginas do resumo excede o indicado pelo evento.

Foto do Usuário Rodrigo Macagnan 16-04-2021 23:41:48

Trabalho muito bem escrito e de boa qualidade, número de páginas excede o indicado pelo evento.

Foto do Usuário Rita De Cassia Lopes David 06-05-2021 21:05:17

Parabéns pela forma que abordou o conteúdo, o qual contribui desenvolvimento de novas formas de alimentação. E ainda observei que excedeu o numero de páginas.

Foto do Usuário Francielle C. Roberto 13-05-2021 21:56:19

Ótima qualidade do material apresentado, apesar de exceder o número de páginas proposto pelo evento, o trabalho foi bem redigido, completo em informações e estrutura. Poderiam ser retiradas certas partes da metodologia. Como dúvida, gostaria de saber se houve interferência e qual o impacto do estresse térmico nos resultados devido ao fato de que as aves estiveram submetidas a altas temperaturas durante o período experimental. No mais, parabenizo os autores pela pesquisa.

Foto do Usuário Ellen Rayane Machado 15-05-2021 00:07:19

Parabéns aos autores pelo ótimo trabalho. Como sugestão acho que seria interessante citar os parâmetros zootécnicos com o utilização do milho em relação à mandioca, e também gostaria de saber o quanto o estresse térmico influenciou na pesquisa.

Foto do Usuário édina De Fátima Aguiar 31-05-2021 17:49:05

Excelente trabalho, com dados muito pertinentes a pesquisa realizada. Muito bem escrito.

Parabéns pelo trabalho! Entretanto, gostava de saber se existe uma variedade específica da mandioca usada para este processo, e quanto a temperatura ideia para a secagem do farelo após o segundo processo de trituração?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.