artigos
Convibra Conference - CORRUPÇÃO DISFARÇADA DE LICITAÇÃO: EFEITOS DA CORRUPÇÃO ATIVA X PASSIVA
CORRUPÇÃO DISFARÇADA DE LICITAÇÃO: EFEITOS DA CORRUPÇÃO ATIVA X PASSIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 32


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vitória Grasielly Rodrigues De Oliveira , João Paulo Viana De Araújo

ABSTRACT
Introdução:  A corrupção é um tema que está sempre em questionamento e discussão ao redor do mundo. No Brasil a mesma resulta de vários tipos de fraudes aplicadas no meio público em detrimento a um benefício que é julgado como próprio. Objetivo: Descrever as formas de corrupção ligadas a administração pública que geram impactos negativos ao governo através alterações nos processos licitatórios. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando como bases de dados o Google Acadêmico e o Scielo. Desenvolvimento: comumente nota-se noticiários tratando de corrupção, onde a maioria das notícias que cercam esse tema, acusam o Administrador Público por estar agindo de forma incorreta, desfigurando sua função. Para tanto, a corrupção passa a ser disfarçada de licitação quando o funcionário público no exercício de sua função, falsifica ou ainda, adultera um documento licitatório com intenção de superfaturar o valor do mesmo, objetivando retirar o valor mínimo que seria gasto e lucrar o restante de forma indevida, caracterizando um crime contra a Administração Pública. Análise de discussão dos resultados: Podemos obter como resultado desses atos que os crimes contra administração pública prejudicam, principalmente, a população, que espera que os recursos públicos disponíveis sejam usados a favor de melhores condições de vida daqueles que mais precisam. Considerações finais: É importante salientar que é imprescindível a não utilização da ferramenta de licitação, mas que é impossível continuar com a organização estatal com pouca fiscalização sobre o documento mais utilizado pelos profissionais da organização pública.
Palavras – chave: Administração pública; processos licitatórios; Atos corruptos em licitação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alexandro De Almeida Barbosa 09-02-2021 12:50:35

O objetivo do trabalho é contundente ao referencial teórico, além de significativa importância social.

Foto do Usuário Silvia Nasrallah 09-02-2021 12:50:35

Tema muito interessante e complexo. A autora simplifica e esclarece usando um método linear. A autora também propõe a partticipação dos habitantes da áreas que sofrerão ou passarão por alguma intervenção ou mudança urbanística. Inclusão da população. Muito interessante

Foto do Usuário Fernanda Heloisa Macedo Soares 09-02-2021 12:50:35

Tema atual e pertinente, além de exposto de forma clara.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.