Capacidade de inovação de produto em Empresas de Base Tecnológica

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 231


Certificado de participação:
Certificado de Clarice Vepo do Nascimento Welter

Certificado de publicação:
Certificado de Clarice Vepo do Nascimento Welter

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Clarice Vepo Do Nascimento Welter , Roberto Schoproni Bichueti , Juliana Da Fonseca Capssa Lima Sausen , Daniel Knebel Baggio , Gabriela Cappellari

ABSTRACT
Objetivo do presente estudo é identificar as inovações de produto desenvolvidas pelas empresas investigadas e os comportamentos e habilidades que sustentaram o desenvolvimento da capacidade de inovação de produto. Para isto, foi realizada uma pesquisa empírica de natureza exploratória e descritiva, realizada mediante estudo de casos múltiplos em 21 empresas de base tecnológica do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados e analisados por intermédio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que o desenvolvimento da capacidade de inovação de produto ocorreu por meio de comportamentos e habilidades que sustentaram o desenvolvimento das inovações de produto nas empresas investigadas. Concluiu-se que a CIP é importante para o sucesso organizacional de empresas de base tecnológica, bem como de qualquer organização que queira se manter no mercado. Conhecendo tais comportamentos e habilidades, gestores e demais atores podem aplicá-los dentro de suas organizações de modo a torná-las mais competitivas frente ao cenário econômico atual.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.