ESTADO NUTRICIONAL EM ESCOLARES: um estudo prospectivo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 265


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pablo Júnior Rodrigues Da Silva , Carla Nadja Santos De Sousa

ABSTRACT
RESUMO
O aumento de renda da população, a mudança nos hábitos de consumo de alimentos e o ambiente social, econômico e político têm gerado um aumento importante nos índices de indivíduos acima do peso ou obesos no Brasil e também no mundo, uma tendência já conhecida da Europa e Estados Unidos já há alguns anos. OBJETIVOS: o estudo descritivo de natureza prospectiva objetiva comparar o estado nutricional de crianças no contexto escolar. MATERIAIS MÉTODOS: Este estudo descritivo comparativo será desenvolvido com escolares do ensino publico e privado nas instituições: Escola Municipal Raimundo Fernandes e Instituto Sonho Colorido, onde já foram coletados os mesmos dados no ano de 2009, do sexo feminino e masculino com idades entre 6 a 10 anos, a balança (techline) foi utilizada para pesar as crianças, trajadas com o uniforme escolar e sem sapatos para não camuflar o peso real; as crianças foram pesadas no horário das aulas de Educação Física, no período matutino ou vespertino. A altura foi medida com as crianças encostada-se à parede, com o uniforme escolar sem sapatos para não interferir na altura exata. Na posse dos dados (peso e altura) a tabela de IMC (CDC/2000) auxiliará na classificação, organizando os níveis de peso normal, sobrepesos, e obesos, conforme a seguinte formula: Peso (KG) / (Altura x Altura [m]) = IMC Kg / m². CONCLUSÃO: Considerando um nível de significância p<0,05, não foi encontrada diferença significativa na massa corporal, na estatura e no IMC de meninos e meninas nas diferentes idades, foi utilizado o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, para comparação de dados não-paramétricos, o teste U de Mann-Whitney.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniele Vieira Francisco 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho, bem desenvolto! temática bastante relevante.

Foto do Usuário Paulo Tibério Armando Saveca 09-02-2021 09:50:35

É um tema da actualidade. No meu País, Moçambique os nossos estudantes (Professores das Escolas do I e II Graus) têm feito estes estudos com frequência pela diferenciação existente entre os escolares urbanos e rurais. Tema interessante.

Tema bom com contribuição para a sociedade sobre estilo de vida e saúde relacionado a alimentação saudável e como os parâmetros sociais influencia no estilo de vida e na saúde dos envolvidos.

Foto do Usuário Josiane Machado De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Esta pesquisa e de muita relevancia, contribui muito para nossas crianças. saúde sempre tem que ser inserida em algum contexto.

Foto do Usuário Renata Dos Anjos Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Boa escrita, boa proposta, construção da narrativa fluente e temática de extrema relevância.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.