ABORDAGEM DO ESTUDO DA MORTE E O MORRER NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 283


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Cláudia Moreira Monteiro
Certificado de RENATA DA SILVA VELOSO

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Renata Da Silva Veloso , Elizabeth Braga De Paula , Ana Cláudia Moreira Monteiro , Luciana Iglesias De Castro Silva , Michelle Ferreira Monteiro Miranda

ABSTRACT
O indivíduo nasce/ morre. Esse processo natural inevitável, independente da vida, a morte chegará. A morte e o morrer faz parte do processo de desenvolvimento humano, o enfermeiro suscita esse processo na atividade profissional. Neste sentido, o contato com a morte, traz um sentimento de impotência diante dessas questões pode provocar sofrimento no enfermeiro, visto que está muito próximo do paciente, fazendo com que ele se questione sobre o que deixou de fazer ou o que poderia ter sido feito para recuperar e manter a vida do paciente que estava assistindo, para tanto foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com método descritivo-exploratório de abordagem qualitativa teve objeto o processo de morte e o morrer na formação do enfermeiro, os objetivos foram compreender o estudo da morte e o morrer e sua importância na formação universitária, identificar através da literatura quais efeitos na formação do Enfermeiro em relação a morte e o morrer, a questão norteadora sugere qual impacto do estudo da morte nos cursos de graduação em enfermagem. Metodologia, revisão bibliográfica utilizando como critérios inclusão artigos disponíveis na íntegra em português, com recorte temporal de 2010 a 2020, e de exclusão artigos em duplicidade, que fogem da temática do estudo e do recorte temporal as bases de dados selecionados foram LILACS, BDENF, SCIELO na BVS. Os resultados evidenciaram três categorias 1) A visão do acadêmico sobre a morte durante o ensino de graduação em enfermagem. 2) Sentimentos do Enfermeiro no processo de morte e morrer do paciente. 3) O acadêmico em enfermagem na assistência ao paciente. Demonstram multiplicidade de significados sobre temática da morte na visão dos acadêmicos em enfermagem que o assunto é pouco discutido no meio acadêmico. Conclui-se que foi possível perceber necessidade do enfermeiro de expressar sua dor, encontrar um ponto de apoio para suavizar seus medos, sofrimento. Percebe-se que longos anos de formação acadêmica não trazem preparo psicológico sobre a morte e o morrer durante a graduação.
Palavras-chave: Enfermagem; Morte; Luto; Tanatologia; Atitude frente à morte.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Brenda Tayrine Tavares Souza 09-02-2021 09:50:35

A temática é extremamente relevante e de visibilidade necessária. A metodologia poderia ter sido melhor elaborada, contudo o trabalho apresentou resultados que contribuíram para evidenciar o objetivo proposto.

Foto do Usuário Andreza Gonçalves Vieira Amaro 09-02-2021 09:50:35

O tema é bem interessante, uma profissão que lida com a vida ou morte precisa ser preparada. Acredito que os resultados poderiam ser mais trabalhados com orientações de protocolos básicos.

Foto do Usuário Camila Benedita Bezerra 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem escrito, contudo, sugiro as autoras a atualização de alguns referenciais teóricos utilizados no decorrer do texto e a troca de da citação direta por uma citação direta.

Foto do Usuário Roberto Nascimento De Albuquerque 09-02-2021 09:50:35

Tema extremamente relevante. O objetivo do trabalho foi apresentado de maneira clara e objetiva e a metodologia contempla todas as fase de uma pesquisa - no caso deste trabalho uma revisão de literatura. Os resultados foram bem apresentados, apenas sugiro uma revisão dos artigos que foram selecionados para a discussão, pois nos critérios de inclusão foi dito que seriam artigos de 2010 a 2020 e há um artigo selecionado que é do ano de 2009. A discussão foi coerente, mas como o tema e título do trabalho é sobre as impressões sobre a morte e morrer para acadêmicos de Enfermagem, acredito que um dos tópicos de discussão sugeridos (A morte e o morrer para enfermeiros), talvez essa discussão fique um pouco fora do contexto. No geral é um bom trabalho e apresenta boas contribuições para a discussão do tema no âmbito universitário.

Foto do Usuário Larissa Do Nascimento Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante e atual, e importante, pois uma profissão que lida com a morte deveria ser mais aprofundado esse tema, de poder estar preparado para essa situação, porém o método e resultados deixam a desejar

Foto do Usuário Micaella Teixeira Mendes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, ele traz uma contribuição relevante para temática abordada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.