artigos
Convibra Conference - AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19: relato de experiência
AULAS REMOTAS NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19: relato de experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 26


Certificado de publicação:
Certificado de Jaiza Sousa Penha

Certificado de participação:
Certificado de Jaiza Sousa Penha

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rita Da Graça Carvalhal Frazão Correa , Dorlene Maria Cardoso De Aquino , Jaiza Sousa Penha , Kassya Rosete Silva Leitão , Diego Raí Azevedo Costa , Adriana Gomes Nogueira Ferreira

ABSTRACT
A COVID-19 é uma doença respiratória infecciosa, causada pelo SARS-CoV-2, um novo subtipo da classe dos Coronavírus recém-descoberto, levando a uma situação pandêmica. Uma das principais medidas para contenção do avanço rápido dos casos é o distanciamento social, que provocou alteração na rotina das pessoas, com o cancelamento de eventos, fechamento de espaços públicos e instituições educacionais. Assim, professores, alunos e instituições precisaram se reinventar e transpor barreiras a fim de garantir a continuidade das aulas. O presente relato de experiência compartilha o contexto vivenciado na disciplina Metodologia da Pesquisa, desenvolvida em formato remoto, em um curso de pós-graduação strictu sensu – mestrado – na área de Enfermagem, da Universidade Federal do Maranhão. Com duas aulas semanais e carga horária de 45 horas, foram utilizadas ferramentas como atividades em grupo, disponíveis na nuvem e editadas em tempo real e simultaneamente; uso dos conhecimentos prévios dos alunos, reforçados por referências atualizadas; feedbacks ao final de cada encontro; disponibilização de materiais previamente às aulas; uso de filme, livros e artigos, entre outras. Com isso, fez-se necessária a adequação a um novo cenário que, após preparação, estudo, dedicação e destaque para o interesse comum de traçar as metas e agilizar os processos do saber, evitando mais atrasos no ensino, a alternativa de aulas remotas tornou-se essencial. Considerou-se uma experiência exitosa, tanto para os professores, quanto para os alunos, eliminando dúvidas e promovendo a sensação de aulas presenciais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

o tema é atual e relevante frente ao cenário sanitário existente hoje. achei a revisão bibliográfica pouco explorada. A metodologia utilizada ficou confusa faltando o passo a passo para construção do vosso relato.

Foto do Usuário Eduardo Guadanin 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem escrito e tema atual. Senti falta de um aprofundamento maior na reflexão sobre a prática pedagógica remota.

Foto do Usuário Fernanda De Azeredo Abreu 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante, senti falta o passo a passo para construção da metodologia.

Foto do Usuário Bárbara Morgana Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Trata-se de uma trabalho bem atual demonstrando os desafios vivenciados pelos discientes e docentes em tempos de pandemia. Embora as referências sejam bem atuais (2020), senti falta de outras que tragam mais informações sobre as metodilogias de ensino e aprendizagem. Gostaria de saber mais informações de como ocorriam as rodas de conversas nos grupos? e se o horário das aulas permaneceram integrais ou foi reduzido devido a metodologia adotada (aula remota)?

Foto do Usuário Mariana Carvalho Martins 09-02-2021 12:50:35

O tema é bastante relevante, muitos professores tiveram que se adequar a realidade de aulas remotas. Os relatos de experiências sobre o tema podem contribuir favorecendo propagação e repetição de fatos positivos.

Foto do Usuário Francisco Jose De Lunas Junior 09-02-2021 12:50:35

Trabalho bem escrito e de acordo com o contexto vivenciado. Nessas aulas remotas ao longo da disciplina questiono a ausência de pontos negativos.