artigos
Convibra Conference - SISTEMATIZAÇÃO DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): ATUALIZAÇÃO
SISTEMATIZAÇÃO DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP): ATUALIZAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 38


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Eduarda Dallapicola

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eliezer Agostinho De Oliveira , João Vitor Nascimento Palaoro , Maria Eduarda Dallapicola , Simone Karla Apolonio Duarte

ABSTRACT
Introdução: As doenças cardiovasculares são causas de morte altamente prevalentes devido às várias formas de manifestação e apesar dos avanços em suas prevenções e tratamentos. Dentre as complicações, a Parada Cardiorrespiratória (PCR) está entre as mais graves e imprevisíveis, pois sua etiologia é variada. O atendimento mais eficiente é reconhecer rapidamente os sinais da PCR e aplicar as técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) visando aumentar as chances de vida do indivíduo Objetivo: Informar sobre a importância e sistematização atualizada em relação à Ressuscitação Cardiopulmonar a fim de que tenha impacto na educação continuada de profissionais de saúde e, mais especificamente, na formação de estudantes como meio de informação confiável e embasado cientificamente. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina – PUBMED. Para a busca utilizou-se os descritores baseados no Decs, e assim montou a estratégia de busca: Reanimação Cardiopulmonar AND Medicina de Emergência AND Sistemas de Saúde AND Educação Continuada. Os critérios de inclusão na primeira busca foram: artigos completos disponíveis, idiomas inglês e português, ano de publicação entre 2015 a 2020. Foram excluídas, teses, mestrados, dissertações e revisões de literatura. Resultados: Foram encontrados 53 artigos abordando a temática, no entanto, após, a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 10. Com base nesses artigos realizou-se a leitura de títulos e resumo, com isso a amostra final foi composta em um total de 4 artigos. Os artigos analisados apresentaram que, alguns protocolos de sistematização na urgência e emergência sugerem que antes de qualquer atendimento deve ser realizado a avaliação da cena, que deve estar segura para o paciente e para os socorristas que irão atendê-lo, a responsividade deve ser investigada com voz firme em alto e bom tom, garantindo que a vítima seja capaz de escutar o socorrista e com estímulo tátil firme, recomenda-se que seja direcionado à parte superior dos ombros do paciente para que, em caso de resposta brusca, seja possível para o socorrista se defender. Conclusão: Com o aumento da susceptibilidade populacional a doenças relativas ao sistema cardiovascular devido ao aumento de fatores de risco, como o consumo de produtos alimentícios industrializados, aumento nos níveis de estresse e ansiedade e ao disparo nos índices de diabetes, hipertensão, obesidade e redução do período de sono, as chances de uma pessoa entrar em PCR são mais altas que nunca.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário João Vitor Nascimento Palaoro 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito interessante, com uma abordagem super atual.

Foto do Usuário Jayara Mikarla De Lira 09-02-2021 12:50:35

Um ótimo trabalho! Sugestão: A utilização dos descritos em inglês poderia permitir uma abrangência maior da amostra selecionada, então uma dica seria realizar a busca na base de dados com descritores do vocabulário Medical Subject Heading (MeSH) e realizar em mais de uma base de dados. Poderia ter uma tabela com uma síntese dos artigos da amostra. Pergunta: não tenho questionamento sobre o trabalho em si, mas uma reflexão. Sabe-se que muitos dos profissionais de saúde não dominam o conhecimento essencial para realizar a RCP, seja pelo espaço deixado na graduação ou pela falta de educação permanente sobre a temática. Nesse sentido, até mesmo a população mais leiga em sua maioria não conhece esse procedimento e a valia do mesmo. Então, o quanto é importante e necessário a educação sobre a RCP? Quantas vidas poderiam ser salvas? até mesmo de uma pessoa próxima, vale refletir.

Foto do Usuário Miguel De Araújo Vilela 09-02-2021 12:50:35

Muito bom ver a importância da atualização de RPC, principalmente quando doenças crônicas estão cada vez mais fazendo parte das nossas vidas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.