artigos
Convibra Conference - REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENVELHECIMENTO
REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO ENVELHECIMENTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Políticas Públicas de Saúde

Acessos neste artigo: 76


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cidianna Emanuelly Melo Do Nascimento

ABSTRACT
Resumo:
O contexto atual do envelhecimento humano no âmbito nacional e mundial aponta para algumas transformações de cunho social, político, cultural e ideológico. Estas transformações acarretaram mudanças notórias nas condições sociais dos idosos e das pessoas em processo de envelhecimento, bem como desafios para tal realidade. É importante ressaltar que o fenômeno de envelhecimento da população apresenta um índice de crescimento progressivo desencadeando novas exigências sociopolíticas e econômicas. Dessa forma, é pertinente estudar e pesquisar sobre a temática, uma vez que o envelhecimento é algo intrínseco ao ser humano – que sofre alterações socioculturais – é construída ao longo da vida, e como tudo que é humano, ao morrer, encontra-se inacabada. Várias dimensões estão envolvidas no processo de envelhecer, a saber: classe social, gênero, raça, etnia, educação, condições econômicas, saúde, religião, dentre outros. Pensar a experiência de envelhecer implica considerar os entrelaçamentos do entorno sociocultural, pois inúmeras são as ocorrências sociais, culturais, políticas e econômicas que influenciam o estilo de vida, os valores e, consequentemente, os modos de ser velho(a) na sociedade atual. Compreender a multiplicidade de experiências, de valores e discursos produzidos é importante para entender os sentidos de estar em determinada fase da vida ou faixa etária. Apesar da visão social negativa, os idosos e as organizações que lutam por seus direitos conquistaram, formalmente, a ampliação das formas de proteção à pessoa idosa e buscam ressignificar e viver novas experiências de envelhecimento. Além disso, há necessidade do idoso como protagonista, engajado através da reflexão do seu próprio envelhecimento e da importância do idoso como sujeito de direito.
Palavras-Chave: Idoso. Políticas Públicas. Brasil.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eliz Marine Wiggers 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, relevante e atende aos objetivos propostos.

Foto do Usuário Silvana Maria Lage Soares 09-02-2021 09:50:35

Tema de relevância que é apresentado de forma clara e objetiva.

Foto do Usuário Rayane Alves Lacerda 09-02-2021 09:50:35

A discussão sobre o envelhecimento e as questões inerentes a esse processo precisam ser discutidas e tensionadas para que o Estado através das políticas públicas garanta uma qualidade de vida nessa etapa, a fim da consolidação dos direitos da pessoas idosa e da sua valorização apesar de a sociedade líquida ''coisificar'' as relações.

Prezada autora, excelente escolha do tema e ótima abordagem com conteúdo bem explicado e metodologia adequada. Abraço!

Foto do Usuário Alba Vilela 09-02-2021 09:50:35

Possuo cunho científico irá contribuir ao mundo acadêmico e científico sobre a sociedade mundial que vem envelhecendo com qualidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.