LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA APLICADA À SAÚDE PÚBLICA: IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA EM UM MUNICÍPIO ENDÊMICO DA BAHIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 307


Certificado de participação:
Certificado de Juliana Nascimento Andrade

Certificado de publicação:
Certificado de Thais Moreira Peixoto
Certificado de Juliana Nascimento Andrade

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Nascimento Andrade , Thais Moreira Peixoto , Marta Mariana Nascimento Silva

ABSTRACT
sobre a biodiversidade, ecologia e comportamento de populações de insetos vetores, com foco nos riscos que os mesmos causam à saúde pública e em busca de estratégias que possam controlar os índices de infestação de algumas espécies. Objetivo relatar a experiência da gestão de um laboratório de entomologia aplicada à saúde pública sobre a organização e planejamento das ações de vigilância entomológica em um município endêmico da Bahia. Método: Trata-se de um relato de experiência, ocorrido no município de Feira de Santana, Bahia. Resultados: O Laboratório de Entomologia do município foi implantado em agosto de 2016 com finalidade de conhecer o comportamento sazonal das principais doenças endêmicas locais com estudo dos seus principais vetores de importância sanitária e recomendar as medidas de prevenção e controle adequadas. Foi idealizado para contribuir com a pesquisa dos mosquitos locais de interesse sanitário, transmissores de doenças como as arboviroses, leishmanioses e triatomíneos, além da análise e identificação de animais peçonhentos que costumam causar acidentes, dentre eles, em destaque escorpiões e aranhas. As medidas de prevenção e controle de doenças de transmissão vetorial são pautadas na observação in locu, coleta dos espécimes de interesse, análise sistemática e taxonômica e consolidação dos dados entomológicos. A coleta dos espécimes permite conhecer a ocorrência, frequência, distribuição, dispersão, dentre outros, sendo fundamentais para determinação do risco de transmissão das doenças supracitadas. A organização e gestão do Laboratório de Entomologia são fundamentais para que todo esse processo de análise, após a coleta, seja eficiente e consiga embasar uma reflexão sobre os dados epidemiológicos. Visando uma ampliação das ações de vigilância entomológica, a equipe passou a atuar também na identificação de larvas e pupas, juntamente com o (s) laboratorista (s) que atuam nos pontos de apoio dos agentes de combate às endemias, auxiliando-os na identificação das fases do mosquito. Outras ações que foram agregadas ao laboratório, incluíram à pesquisa de esquistossomose e a investigação de localidades com presença de ratos e o planejamento das atividades de desratização em pontos críticos e sinalizados pela equipe de saúde do município. Considerações finais: A implementação de novas ações vinculadas ao laboratório de entomologia se mostrou exitosa e eficiente contribuindo para planejamento e auxilio a equipe de campo na identificação de áreas de risco a serem trabalhadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Silvana Portella Lopes Cruz 09-02-2021 09:50:35

Estudo apresenta coerência entre objetivos, métodos, resultados. A revisão de literatura apresenta-se consistente. Atendeu às normas de submissão de trablahos do evento

Foto do Usuário Rafael Ruy Gouvea 09-02-2021 09:50:35

Achei interessante e de grande valia, pois a entomologia faz muita falta, principalmente no que diz respeito a vigilancia. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.