artigos
Convibra Conference - VISITA DE VINCULAÇÃO DA GESTANTE AO LOCAL DO PARTO: PERCEPÇÃO DE USUÁRIAS E PROFISSIONAIS
VISITA DE VINCULAÇÃO DA GESTANTE AO LOCAL DO PARTO: PERCEPÇÃO DE USUÁRIAS E PROFISSIONAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Acessos neste artigo: 89


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cristiane Dos Santos Silva , Thaís Emanuelle Bomfim Aragão , Amália Nascimento Do Sacramento Santos , Lorena Santos Cardoso , Raíssa Morgana Santos Fuza , Guilherme Bernardo Meira , Lanna Marília Lisboa Costa Almeida

ABSTRACT
Objetivou-se identificar a percepção de usuários e profissionais sobre a visita de vinculação da gestante ao local do parto em uma maternidade do Recôncavo da Bahia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em uma maternidade de um município do Recôncavo da Bahia, no primeiro semestre do ano 2019. A população foi constituída por mulheres no período puerperal e por profissionais relacionados a equipe multiprofissional da assistência obstétrica. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturada. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. A visita de vinculação é importante e positiva na pecepção de profissionais e puérperas que revelam sua ocorrência e evidenciam alguns dos procedimentos como os dias que ocorrem; a sua condução por um profissional da equipe multiprofissional da maternidade; apresentação dos ambientes e tecnologias disponíveis; atividade educativa sobre temas relacionados à gestação e parto; registros da visita no cartão do pré natal e em documentos da instituição; recebimento de gestantes de Unidades de Saúde da Família locais e de municípios circunvizinhos relacionados com a Região de Saúde, demonstrando a lógica sistematizada da vinculação da
maternidade com o pré natal. Contudo, há vulnerabilidades individuais das mulheres por não compreenderem esse serviço e vulnerabilidades programáticas/políticas por posicionamentos
equivocados de alguns profissionais sobre essa estratégia. Apesar da visita de vinculação ser sistemática e percebida como excelente ferramenta para minorar a distância entre o pré natal e o parto, favorecendo a humanização do atendimento à gestante, há lacunas que precisam ser enfrentadas pela gestão do serviço no que tange a vulnerabilidade política no atendimento às mulheres.
Palavras Chaves: Vinculação. Acolhimento. Parto Humanizado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Patrícia Scotini Freitas 09-02-2021 09:50:35

Conhecer a unidade em que irá parir é direito da gestante garantido pela Rede Cegonha na portaria de 2011, porém na realidade em que atuo isso não acontece, sendo a gestante não orientada sobre esse direito na maioria das vezes na APS e os profissionais do hospital entendendo como um ''incômodo'' no seu dia a dia de trabalho. Como podemos fazer para mudar essa realidade?

Foto do Usuário Melina Mafra Toledo 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela temática! Sugestões: organizar a estrutura do resumo (Objetivo: Identificar...,Método: discorrer brevemente., que tipo de pergunta foi realizada, citar uma para exemplo , a entrevista foi realizada no momento da visita a maternidade? Resultado e conclusão:xxx, a menção ao Comitê pode aparecer no corpo do texto. Rever formatação do trabalho, separar um seção para método. método. Uma visita faciliata a vinculação e integração entre níveis atenção, quanto violência vejo como um aspecto mais amplo...

Sugiro ampliar e potencializar o dialogo da temática nas rodas de conversas no pré natal, além da capacitar o conhecimento dos profissionais sobre as politicas da Rede Cegonha aos profissionais que desconhecem sobre as politicas . Entendendo que cada vez mais precoce as jovens tem iniciado a vida sexual . Qual seria a relevância desse tema para as adolescentes em idade fértil?

Sugiro ampliar e potencializar o dialogo da temática nas rodas de conversas no pré natal, além da capacitar o conhecimento dos profissionais sobre as politicas da Rede Cegonha aos profissionais que desconhecem sobre as politicas . Entendendo que cada vez mais precoce as jovens tem iniciado a vida sexual . Qual seria a relevância desse tema para as adolescentes em idade fértil?

Importante ressaltar as lacunas que precisam ser enfrentadas pela gestão do serviço no que tange a vulnerabilidade política no atendimento às mulheres.

Foto do Usuário Ana Luísa Patrão Martins 09-02-2021 09:50:35

Temas pertinente e necessário no contexto brasileiro e baiano. Trabalho desenvolvido de forma adequada e resultados relevantes para apresentação em evento científico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.