A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 316


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

ABSTRACT
No Brasil, desde o final do século XIX e início do século XX, os temas relacionados à saúde humana foram sendo incorporados nos espaços escolares, sendo obrigatório o seu desenvolvimento, na Educação Básica, desde 1971. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, as temáticas de saúde devem ser abordadas nas mais diversas disciplinas do ensino fundamental, contudo, verifica-se que vêm sendo discutidas, prioritariamente, na disciplina de Ciências Naturais e, portanto, estão, tradicionalmente, a cargo dos/as professores/as responsáveis pela mesma. Este trabalho teve por objetivo, refletir sobre a formação de professores/as de Ciências para atuarem na Educação em Saúde escolar, no ensino fundamental. Os currículos de Licenciatura em Ciências Biológicas não têm contemplado a temática de saúde na escola de forma sistematizada, o que reflete em uma prática de padrões biomédicos por parte desses/as profissionais e, por vezes, caracteriza uma atividade docente centrada em mero repasse de conteúdos relacionados à saúde. Assim, torna-se necessário fomentar reflexões sobre as questões que envolvem o currículo e que norteiam a formação desses/as professores/as, para o desenvolvimento de competências e habilidades que visem à promoção da Educação em Saúde no espaço escolar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thiago Eduardo De França 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho ''A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL''.

Foto do Usuário Priscila Franco Binatto 09-02-2021 09:50:35

A formação dos professores da educação básica é um tema de extrema relevância. Porém, seria interessante ter avançado um pouco mais no trabalho, considerando que o objetivo de toda pesquisa é a produção de conhecimento. Na metodologia faltou destacar o recorte temporal da revisão bibliográfica e mencionar as estratégias utilizadas para a análise dos dados. Os resultados se aproximam mais de um referencial teórico, devido a ausência de um sistema de categorias e da apresentação dos artigos encontrados pela busca da pesquisa.

Foto do Usuário Angela Valéria De Amorim 09-02-2021 09:50:35

A educação em saúde é um fator muito relevante e principalmente na formação de professores para essa área.

Foto do Usuário Sarah Caroline Ferreira Santos 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, acredito que a educação em saúde desde a infância é de extrema importância para promover a saúde da população no futuro. Obrigada pela contribuição!!

Foto do Usuário Nayara Da Silva Costa 09-02-2021 09:50:35

A DISCIPLINA DE CIENCIA E MUITO IMPORTANTE NO ENSINO MEDIO, POIS E FUNDAMENTAL NA NOSSA VIDA

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.