VACINAÇÃO: ESTRATÉGIA INTERSECRETARIAL NO MUNICÍPIO DE DIADEMA/SP

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 202


Certificado de publicação:
Certificado de DANIELA SILVA CAMPOS

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ferla Maria Simas Bastos Cirino , Daniela Silva Campos , Andréia De Conto Garbin , Maria Claudete Da Silva Peres Borrego , Nancy Yasuda

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação na implantação de ações para melhorar a cobertura vacinal no município de Diadema, São Paulo. Trata-se de relato de experiência, onde as pesquisadoras expõem atividades intersecretariais realizadas entre os anos de 2018 e 2019 com objetivo de ampliar o acesso à vacinação cumprindo o Calendário Nacional de Imunização em todas as faixas etárias (grupos); identificar atrasos vacinais e atualizar a carteira de vacinação para ampliar as coberturas vacinais; implantar estratégias diversificadas de vacinação integrando as ações das redes de atenção à saúde e das demandas de saúde pública; contribuir para a desconstrução de concepções equivocadas sobre as vacinas; monitorar os dados de cobertura vacinal analisando os bancos de dados disponíveis. Após a realização das ações /intersetoriais pactuadas, as CV do ano de 2018 tiveram um aumento, variando entre 81% e 100%, demonstrando o impacto das estratégias utilizadas. Alcançar cobertura vacinal adequada é um grande desafio para a Saúde Pública. Trata-se de uma importante estratégia para manter doenças imunopreviníveis controladas ou erradicadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eliz Marine Wiggers 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, mas com poucos autores de referência foram citados sobre o tema, sendo que na discussão do relato de experiência não é citado nenhum autor.

Foto do Usuário Ariane Luz Carvalho 09-02-2021 09:50:35

discutir imunização vem sendo cada vez mais escasso, o que gera um problema de saúde pública atual. Vocês acreditam que as estratégias usadas neste município foram eficazes?

Foto do Usuário Arlete Aparecida De Abreu 09-02-2021 09:50:35

Creio que o artigo precisa ser melhorado em seu referencial teórico e na delimitação da metodologia, tornando-a mais robusta

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.