PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO ESTADO DE RONDÔNIA: EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO (PETSAÚDE /INTERPROFISSIONALIDADE)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 253


Certificado de publicação:
Certificado de Carla Paola Domingues Neira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nicoly Tavares De Oliveira , Carla Paola Domingues Neira , Filipe Souza De Azevedo , Flaviane Regis De Souza Santana , Priscilla Perez Da Silva Pereira , Ana Laura Salomão Pereira Fernandes , Arghia Gigli De Souza , Ana Carolina Mendes Coelho Ramos , Vanessa Ezaki , Isabela Pimentel Ferreira , Rosa Maria Ferreira De Almeida , Laís Xavier De Araújo , Josimeire Cantanhêde De Deus

ABSTRACT
Aspirando consolidar ainda mais a cultura de segurança, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a partir de 2016, em conjunto com as coordenações Estaduais, Distritais e Municipais, supervisiona as informações resultantes da Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde nos hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI adulto, pediátrica ou neonatal), com tal formulário sendo aplicado anualmente. (ANVISA, 2020). A autoavaliação consiste em avaliar os serviços de saúde com UTI através de 21 indicadores sobre estrutura e processo de trabalho baseado na RDC n° 36/2013 onde institui as ações de segurança do paciente. Os serviços de saúde tiveram prazo para preencher e enviar os protocolos que foram pedidos no banco de dados do FORMSUS. Partindo desta premissa, a interprofissionalidade é incluída como elemento chave para promover a construção do estudante como futuro profissional de saúde, incentivando o trabalho em equipe para assim prestar um cuidado de qualidade, valorizando o papel de cada ator em meio ao cenário. A experiência no PET - Saúde colabora com a formação de uma visão mais ampliada acerca do funcionamento desses núcleos e todos os entraves que são dispostos para seu funcionamento bem como o lado oposto disto, traçando um paralelo entre assistência versus gestão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gerusa Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Tema da segurança do paciente em evidência para o momento atual.

Foto do Usuário Aylma Lima Carneiro 09-02-2021 09:50:35

O tema é de bastante relevância no cenário atual, visto que a segurança do paciente é imprescindível para minimizar os erros na assistência à saúde. Sugestão: Explorar a entrega das notificações. Pergunta: Como a interprofissionalidade pode ser fomentada nesse cenário de gestão?

Foto do Usuário Itayany De Santana Jesus Souza 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e pertinente ao cenário atual. A segurança do paciente é uma premissa básica para a promoção da qualidade o serviços de saúde e a cultura de segurança vai dizer o quanto a equipe de trabalhadores da instituição está envolvido. Parabéns aos autores do trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.